sábado, 10 de março de 2018

VIVER O ' NOVO` PRESERVANDO O PASSADO!

Á vida é cíclica, sempre há um 'novo' chegando. O antigo sempre está dando lugar ao novo. Quando esse 'novo` não é perceptível na vida vamos nos tornando incapazes de viver coisas novas e prazerosas da vida. Como viver esse 'novo` sem perder as experiencias boas do passado? Siga conosco e experimente essa nova perspectiva do 'novo`:
. As Experiências  passadas enriquecem o  'novo`.
Como casal nos últimos cinco anos tivemos que restringir algumas atividades ministeriais, sociais, por conta de dedicar um pouco mais do nosso tempo com nossos pais, idosos, até o dia que Deus os levou ao Seu descanso, meu pai e minh mãe. Ainda cuidamos de nossa querida sogra. Têm sido um tempo enriquecedor para entendermos a importância da honra aos pais, conscientizarmos da brevidade da vida e como encarar a realidade da velhice.  Conscientes desse 'novo` ciclo que está se iniciando, decidimos como casal realizar uma viagem de descanso e descortinar perspectivas para esse 'novo` de nossas vidas. Refletimos sobre muitas coisas: eventos que enriqueceram nossas vidas, aqueles que trouxeram tristezas, dos nossos erros e acertos. Fizemos uma viagem ao tempo. Nossos corações foram tomados por um mover de gratidão, 'trazendo a lembrança aquilo que nos trás esperança`, do cuidado de Deus em todos as circunstâcias e em todo tempo.  Lembramos dessa palavra bíblica: " Em tudo dai graça porque esta é a vontade Deus". Paramos! Dedicamos um tempo de ações de graças ao nosso grande Deus! Que nos cuidou, nos proveu de maravilhosas bênçãos.  

. Decidimos viver o 'novo` sem renunciar as boas experiências do passado.

 O 'novo`, inclui aceitar o tempo de velhice como ciclo frutífero da vida. Como casal ser mais parceiros, companheiros e conselheiros um do outro. Não guardar para o dia seguinte mágoas, ressentimentos e questões no relacionamentos de forma integral. De forma intencional desenvolver hábitos que contribuam para o saúde física, emocional e espiritual, um no outro. Todo 'novo` precisa remover entulhos do passado sem atingir as coisas boas.  Nessa limpeza de coração, não se trata, repetidas vezes pedir desculpas; mas, estabelecer um plano intencional para mudar nossas ações. Decidimos ser amigos e parceiros dos nossos filhos, noras, genro. Contribuir para influenciar os netos com legados que expressem os atributos de Deus. Decidimos ouvir a voz da sabedoria : 'que os filhos são mais  abertos à influência dos pais através de compartilhamento de ações amorosas sem críticas e cobranças`.  

.  Viver esse 'novo` exigirá caminhar por desafios novos - destacaremos:

1-  Organizar o 'novo` passa por um criterioso plano da própria vida e priorizar aquilo que é
      mais importante - ações como:
- Desenvolver um plano de ações que contemple o bom uso do tempo. Eclesiastes, cap. 3, é uma boa dica bíblica do valor do tempo; -  Reservar a melhor energia para o que é realmente prioridade na vida. Qual é a prioridade do casal? Elaboradas concordemente, incorporem-nas à  rotina diária e semanal. Decidimos caminhar com uma agenda inteligente que contemple as nossas reais prioridades.

2-  Praticar uma comunicação relacional  usando a linguagem de  amor do outro.
É recomendável a cada cônjuge  ler e aplicar à vida conjugal as lições do livro "Cinco Linguagem de Amor". Se essa prática fosse incorporada na comunicação relacional no dia-dia do casal a saúde do casamento seria preservada. O valor não está nas coisas, mas elas expressam de uma forma significativa  do quanto valorizamos a quem amamos. Os cônjuges precisam entender que tanto a esposa quanto o marido responde positivamente a elogios com expressões agradáveis. Provérbios  dá uma grande dica: "As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos" ( Pv.16:24). Ninguém reage de forma positiva a críticas constantes. Palavras elogiosas alimentam o processo de crescimento e amadurecimento. Decidimos nos comunicar utilizando a linguagem de amor do outro.

3-  Caminhar em concordância pelo poder da oração.

É fundamental o casal  orar juntos  estar  em concordância e descansar na dispensação do  favor de Deus. O Espírito Santo  nos capacitará à tarefa pela qual nos chamou e nos proverá dos recursos. Em cada 'novo` da nossa  vida há uma tensão natural pela frente. É natural que na velhice preocupemos da fragilidade física, do desconforto das dores. Decidir valorizar o tempo de oração, confiar nas promessas e na provisão do Senhor atenuará as tensões da vida.  O maior interesse de Deus Pai  é cuidar de seus filhos. 

4-  Saber lidar com as perdas e tragédias da vida.
Diante de perdas e tragédias da  vida a tendência humana é transferir a Deus toda culpa. Pessoas que vivem uma vida reta e temente a Deus estão sujeitas a passar por isso. O grande teste da provação é como lidar com elas e como viver o 'novo` após as perdas e tragédias. Quando Deus permitiu que Jó perdesse sua riqueza, família e saúde, Jó desabafou: " Deus fez-me cair nas mãos dos ímpios irou-se profundamente contra Deus" ( Jó 16:11). Jó perdeu o desejo de viver. "Meu espírito está quebrantado, os meus dias se encurtam, a sepultura me espera.(....) Foram-se os meus dias, os meus planos fracassaram, como também os desejos do meu coração"( Jó 17:1-11).  No momento da dor da perda pessoas expressam seus sentimentos, tipo: "a minha vida acabou", " perdi o melhor da minha vida"....  O 'novo` se faz necessário para prosseguir a vida. Deus deu a Jó, novos filhos, riquezas e novos anos de vida.  Como casal estamos lidando com as perdas de pessoas queridas ( perdi meus pais, a minha esposa perdeu o pai e três irmãos), agora  é chegado um tempo de  construir  'um novo` em nossas vidas .

5-  Intencionalmente ser altruísta e ser  encorajador na vida do outro.
A palavra encorajar significa: "inspira coragem". Todos nós temos áreas nas quais nos sentimos inseguros ou desencorajados. Uma pessoa insegura e desencorajada não encontra forças para lutar pelos seu objetivos.  A matriarca Sara, se  tivesse recebido, por parte do patriarca Abraão, uma palavra altruísta e encorajadora, certamente não teria entregue a sua bênção para sua ama, Agar. Muitos casamentos fracassam em razão dessa inabilidade por parte dos cônjuges. Na medida que os anos passam essa força altruísta e encorajadora se faz necessário na vida do casal. As palavras não significam muito se não forem consumadas por ações práticas. Como casal decidimos  não perguntar o que você deve fazer por mim, mas sim perguntar: o que devo fazer por você?Agora!

Refletindo
O nosso 'novo`está começando. Aos casais parceiros peçam ao Espírito Santo ajuda para encontrarem  o tempo certo  para o  "novo' do seu casamento.. O seu 'novo` de vocês  podem começar hoje mesmo. Programe um tempo muito especial com o seu cônjuge e reflitam juntos esses pontos abordados. O Espírito Santo se encarregará  para preparar um ambiente seguro para que  esse momento seja provido de paz, amor e aceitação. Para os solteiros/as, viúvos/as, divorciados/as... vivam o seu 'novo`.  Você não está sozinho, conte com a amorosa ajuda do Senhor Jesus, Amem!


Por amor a Cristo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário