sábado, 17 de março de 2018

CAIR NA MALHA FINA DE DEUS É RUIM OU BOM?

" Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes" (Matus 25:28-30)
Para nós brasileiros estamos no período de prestar contas ao "leão", Receita Federal. Quem não prestar todas as informações, de acordo com a lei, inevitavelmente  entrará na malha fina para se explicar.  Pegando uma carona no temor que é -  "cair na malha fina do leão", vem a pergunta: 'Cair na malha fina de Deus é ruim ou bom?"  Deus exige de nós  prestação de contas? O verso bíblico - "Presta contas da tua administração " ( Lucas:16:1,1) é só para lideres religiosos?  O crente cai na malha fina de Deus? Vamos cuidadosamente pensarmos juntos como caímos na malha fina do Senhor?
. Lideres religiosos e autoridades em geral  caem na malha fina de Deus.
Ninguém fica de fora da malha fina de Deus. Vamos dar três exemplos bíblicos: 1) O Sacerdote Eli, recebeu uma dura punição de Deus: "....Porque  já eu lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execrável não os repreendeu"( 1 Sm.3:13). Negligenciou as suas obrigações  de sacerdote na sua própria casa, entrou na malha fina de Deus, não teve clemência.  2) O rei Davi teve altos e baixos em sua conduta; passou pela malha fina de Deus quando cometeu adultério e provocou a morte de um dos seus homens, Urias ( leia 2 Samuel  cp.11). Em outro episódio, Deus provocou o rei Davi a fazer  o senso para sondar o  seu coração se estava dominado pelo orgulho ou não. O seu coração enganoso foi traído pelo seu orgulho. "Quando me senti seguro, disse: Jamais serei abalado!"( Salmos 30:6). Caiu na malha fina de Deus, sofreu severas consequências ( 2 Sm 24:10-15). 3) O rei Ezequias entrou na malha fina. Através do profeta Isaía recebeu a dura  sentença de colocar a sua casa em ordem, que morreria ( 2 reis 20:1). Clamou pela clemencia de Deus, foi atendido: "E Acrescentarei teus dias quinze anos e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade..." ( 2 Reis 20:6). A malha fina de Deus é implacável para os soberbos e negligentes; mas  sua misericórdia alcança corações quebrantados.
. Pessoas comuns e influenciadoras  caem na malha fina do Senhor  Jesus.
"... e Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse:Falta-te uma coisa: vai, e vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me"
( Marcos 10:21"
Deus Trino atua em unidade e de forma coerente. O Senhor Jesus não agiu diferente do Deus Pai. Ao ser questionado por um jovem rico, que lhe perguntou:"Bom Mestre que farei para herdar a vida eterna?",  jamais passaria a mente daquele jovem que entraria na malha fina de Jesus.  Vivia uma religiosidade equivocada; foi traído  pelo apego as riquezas. O fato de ser um bom cidadão não é garantia de vida eterna. A exemplo desse jovem, muitos entram na malha fina de Jesus, preferem seguir o seu próprio  caminho. Nicodemos, um homem da lei, procurou o Senhor Jesus na escalada da noite, para saber sobre o Reino de Deus. Sendo  uma  autoridade importante  do Sinédrio, pouco tempo depois se posicionou  em defesa de Jesus ( Jo 7:50,51). No diálogo que teve com Nicodemos  o Senhor Jesus apresentou o plano mais perfeito e completo sobre a salvação ( confira João cap.3)
. A fé e as obras caem na malha fina do Deus Espirito Santo
Arrisco-me em afirmar que fé e obras onde acontecem maiores índices de incidências da malha fina de Deus. Essa é a função  do Espirito Santo: gerar fé e capacitar os crentes  com dons espirituais para práticas de boas obras.  A fé gera salvação para as boas obras : "Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obra? Pode, acaso semelhante fé salvá-lo? .." (Tiago 2:17). O tempo todo estamos sendo confrontados pelo Espirito Santo, nos quesitos: fé e obra. A salvação é obra exclusiva da Graça de Deus: " Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus"(Efésios 2:8). Precisamos entender o lado corretivo dessa Graça. O Espírito Santo de Deus age saneando atitudes que contaminam a santidade da Igreja, Corpo de Cristo. No início da Igreja cristã, em Jerusalém,  muitos cristãos decidiram repartir seus bens  para ajudar os membros mais pobres. Um casal chamado Ananias e Safira resolveu fazer o mesmo.  Ambos foram surpreendidos, caíram na malha fina do Espírito Santo. A causa? Mentiram que estavam entregando todo o dinheiro da venda de uma propriedade ( Atos 5:1-11). A mentira não poderia prevalecer  na comunhão dos santos,fForam punidos com a morte. Podemos até enganar pessoas, com aparentes ações positivas, mas nunca seremos capazes de ludibriar  o Espírito Santo. 
. A Igreja  militante cai na malha  fina do Senhor da Igreja.
Quando falamos em Igreja militante incluímos todos nós que fazemos parte da Igreja de Cristo, neste mundo, e em todos os tempos. Somos militantes da Missão imposta pelo Senhor da Igreja: "Fazer discípulos a todas as nações" (Mateus 28:19,20). A revelação  que o apóstolo João teve, dirigindo-se as sete igrejas da Ásia, cada uma dessas igrejas passou pela malha fina do Senhor Jesus Cristo. Cinco delas sofreram repreensões pelas práticas de mal testemunho de seus membros.. A Igreja em Corinto foi repreendida pela carnalidade que imperava entre os crentes. O Senhor Jesus está ultimando a sua Igreja militante  a cuidar de suas vestes de santidade.
Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. ( Mateus 25:21)
Refletindo... 
Se você se considera uma pessoa comum ou influenciadora de  qualquer natureza, saiba, que é alvo do cuidado e do amor de  Deus. Cair na malha fina de Deus é uma coisa boa, um indicador que você existe e  que Deus se importa  com você. A sua resposta, fará toda a diferença. A coroa de espinhos representa uma vida de fidelidade ao Senhor Jesus Cristo. Literalmente, o Senhor Jesus Cristo  trocou a Sua coroa de ouro, por uma coroa de espinhos; para dividir a coroa de ouro,  com os que se acharem fiéis, a ELE.  Glória a Deus!
Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário