sábado, 3 de março de 2018

A MULHER QUE DEUS USA, A MULHER QUE NÃO SE DEIXA SER USADA POR DEUS!

Dia Internacional da  mulher acontecem muitas homenagens e justas comemorações. Nem todas as mulheres são homenageadas, nem todas são lembradas. Há uma multidão de mulheres que não aparecem nas mídias, dentre elas mulheres que trazem marcas emocionais irreversíveis, mulheres que não se sentem mulheres são usadas como objetos de troca. Com uma enorme responsabilidade, vamos tratar desse tema refletindo:- A Mulher que Deus usa, a Mulher que não se deixa ser usada por Deus:

. A Mulher que Deus usa prospera.
Deus criou a mulher de uma forma singular e com virtudes incomparáveis.  Deu a ela uma sublime missão de procriação da espécie, ser parceira do homem para um majestoso projeto que teve inicio no Jardim do Éden. Incrível! O projeto foi  interrompido exatamente nas mãos da mulher que Deus criou para ser a  matriz desse  majestoso projeto. Eva entrou na história como a mulher que não  se deixou ser usada por Deus. Eva, a matriz da espécie humana, contaminou toda semente  que nasceria dela. Abriu uma porta de maldição que se espalhou permitindo  que outras mulheres seguissem o seu exemplo. Vamos destacar dois grupos de mulheres: a) as mulheres que se deixam ser usadas por Deus; 2) as mulheres que não se deixam ser usadas por Deus

- ( Exemplos bíblicos)  Mulheres que se deixaram ser usadas por Deus:

Sara Uma mulher comum, uma camponesa. Viveu num tempo que não havia escrita, pouca informação sobre a pessoa de Deus. Mulher estéril, idosa, certamente frustrada por não deixar uma geração do seu ventre. Apesar de todas essas condições desfavoráveis, Deus a visitou  e fez dela a mãe de multidões. Uma mulher que se deixou ser usada por Deus em condições impossíveis aos olhos humanos. 
.  
Raabe - Uma mulher prostituta e pertencia a Jericó a primeira cidade a ser destruída pelos Hebreus,  com todos os moradores. Tudo lhe era desfavorável.  Morava por cima de  um muro  por ser desprezível do seu povo. Seria a primeira a morrer na conquista de Jericó.  Essa mulher acolheu e  protegeu os dois espias Hebreus. Ela se deixou ser usada por Deus, a sua vida e de todos os seus familiares foram polpados da morte. A bênção continuou na vida dessa mulher, ela gerou Boaz, ancestral do rei Davi. Uma das únicas duas mulheres citadas na galeria dos heróis da fé em Hebreus 11. Que história de vida extraordinária!

Ana  Quem não conhece a história dessa virtuosa mulher? Uma mulher estéril que concorria com uma outra mulher do seu marido. A outra tinha filhos e zombava dela o tempo todo.  O coração de Ana enchia de tristeza. Para curar as  tristezas do seu coração Ana foi ao lugar certo e clamou a pessoa certa - Ao Deus dos Céus! Deus ouviu e respondeu a sua oração de súplica. Ela concebeu a  Samuel, que se tornou o maior juiz de Israel. Deus precisava de um Samuel para julgar o seu povo. Deus precisava contar com uma mulher que se deixasse ser usada por Ele -  essa mulher foi Ana.  Ana no tempo de gestação se alegrava e ofertava a Deus o seu filho. Ao chegar o momento de ser mãe sentiu-se realizada, Não apenas por ser mãe, mas sobretudo, por devolver a Deus o fruto do seu ventre. Que história de vida que muda o mundo!

Débora - Outra mulher que marcou o seu tempo. Provérbios 31, diz: 'A mulher sábia  edifica a casa`, a mulher sábia vai além: muda a história de uma nação. Débora possuía essas qualidades: Conseguia ver um  cenário de perigo que as outras pessoas não conseguiam ver,  mediadora nas horas de conflitos, como juíza delegava autoridade, poetisa, conselheira, planejadora e executora. Se deixou ser usada por Deus no momento em que o povo Hebreu estava em perigo. Vale apena ver a história desa mulher registrada em Juízes cps.4 e 5)

Maria - O que dizer de Maria, mãe de Jesus? Depois da coisa pronta fica fácil tirar conclusões se foi  bom ou se foi ruim. O difícil é assumir os riscos sem saber nada do resultado final. Vejo maria assim! Uma moça reservada para José, próximo as bodas, aparece uma situação inusitada, fora de qualquer lógica, não tem muito tempo para pensar, a decisão mudaria o seu destino. No meu entendimento  dá entender  que Maria já desfrutava de uma intimidade muito forte com o Espirito Santo. Nessa intimidade ela era informada que os tempos da promessa do Messias estava se cumprindo. A vinda do Messias pegaria todos de surpresa,  não seria da forma como os Judeus imaginavam. Ela, Maria, faria parte desse segredo de Deus. O coração de Maria estava pronta para dizer: ' Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra` (Lc.1:38). A mulher que Deus usa não é pega de surpresa. Se alegra com a notícia. E se coloca a disposição do Senhor.  

. Citamos alguns exemplos de  mulheres bíblicas. Mas não poderíamos deixar de citar que há uma multidão de mulheres de hoje, tal qual essas que a biblia registra; são grandemente  usadas por Deus. Mulheres virtuosas que cumprem o seu papel de mulheres empreendedoras, não se deixaram ser objetos de troca.
- ( Exemplos Bíblicos) -  Mulheres que não se deixaram ser usadas por Deus.

. Leia e Raquel - São duas irmãs que se apaixonaram pelo mesmo homem. Esse homem é Jacó, o terceiro  patriarca da linhagem de Abraão. As duas esposas de Jacó não tiveram vida fácil. Raquel era estéril e Leia aproveitava da situação para humilhar a sua irmã Raquel. Pela  disputa pelo amor do marido ambas se tornam objeto de troca. Até mesmo frutos do campo serviam como moeda de troca.  A forma como se deu as escolhas e o duplo casamento, seguramente não foi a maneira que Deus idealizou para Jacó nem para Leia e Raquel. As histórias dessas mulheres  identificam com a história de muitas mulheres que foram atraídas pela força da paixão. Os resultados são assustadores: cada quatro casamentos, dois divórcios acontecem; casamentos em permanentes conflitos; a causa:  banalização do valor da pessoa com quem se casou.    

. Jezabel - Relutei em incluir o nome dessa mulher na minha lista. Uma espécie de mulher que corrompe qualquer sociedade. A sua semente destruidora se espalhou na vida de muitas mulheres. Até mesmo na igreja do Senhor Jesus essa semente se espalhou: " Mas tenho contra ti  o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetiza, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria" ( Apc 2:20- Igreja em Tiatira). Tipo de mulher que não tem limites e desafia o próprio Deus. O grande  profeta Elias fugiu de medo de Jezabel.  Sua estratégia conquistar homens eminentes para dominá-lo e se apossar de sua influencia e poder. Apropriava-se de propriedades, a custo de morte, como fez com Nabote. Morreu esmagada por pés de cavalos. 

Safira -. Esta mulher ficou  marcada na história da igreja cristã. Sua atitude recebeu a mais severa punição de Deus, a morte. Com seu marido, Ananias, simularam  uma falsa  imagem de piedade. Esta história está narrada em Atos capitulo 5.  Esta mulher teve uma grande oportunidade de ser usada por Deus, mas se deixou levar pela falsa religiosidade. Esta maldita semente proliferou, muitas mulheres do passado e de hoje, são frutos dessa semente.

. A boa notícia: Mulheres que tem encontro com o  Senhor Jesus dá vota por cima.
O evangelho da graça é restaurador. O Senhor Jesus veio para devolver a dignidade das mulheres que foram usadas, pelo desconhecimento e pelas artimanhas de um mundo pervertido. Acabaram se enverando pelos caminhos do pecado. Há uma linda história de uma mulher que se encontrou com o Senhor Jesus e se  reencontrou com a sua própria vida, conhecida como a mulher Samaritana. Esse relato está em João 4:5-42. Uma mulher desprezível pelo seu povo, moralmente se entregou aos homens, vivia  sem paz no coração. O encontro que ela teve com o Senhor Jesus mudou sua vida, seu destino e sua auto estima como mulher. Histórias como essa  acontecem todos os dias nas vidas de muitas mulheres. Nenhuma situação por mais triste que seja separa uma criação tão especial de Deus. Você é uma mulher especial e faz parte do projeto  de redenção consumada na  Cruz de Cristo.
REFLETINDO:
Que esta palavra caia no coração de cada mulher não para condenar, mas para refletir do enorme  papel que exerce na  família, na igreja e na sociedade. Dedico essas ultimas linhas para homenagear mulheres importantes na minha vida: minha esposa Elzi, minha sogra Ana, minha filha Anna Caroline e minhas noras Juliana e Melina, a minha mãe em In memoriam. Mulheres especiais que  fazem  parte das que  se  deixam ser usadas por Deus. Ao homenageá-las estendo a todas as mulheres que terão acesso a esse texto, com essa oração:
"O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. "Nm 6:24,25).

Por amor a Cristo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário