sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

INIQUIDADE - ORGULHO, VAIDADE E INDOLÊNCIA!


" Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça" 
(Isaías 59:2).
Iniquidade é tudo que se opõe a santidade de Deus. Resultado da natureza decaída pela desobediência a Deus, no Éden. A santidade de Deus  não convive com  uma vida iníqua. Iniquidade está associada ao ato de ser mau, com práticas injustas e perversas. A iniquidade faz separação entre o homem  e Deus. A Bíblia faz essa afirmação em Isaías 59:2- texto acima. Além de causar separação de Deus é a responsável por muitas enfermidades da alma. Vamos refletir  sobre o cuidado de Deus para impedir qualquer ação de iniquidade na vida dos seus redimidos filhos para que O adorem em Espirito e em verdade:

1- O CUIDADO DE DEUS NA ADORAÇÃO E NO SERVIÇO  NO ANTIGO TESTAMENTO.
                                   "... a iniquidade concernente às coisas santas..." ( Êxodo 28:38 )
Deus levantou um povo especial através de Abraão para desenvolver um relacionamento santo na adoração a Ele.  A construção do Tabernáculo no período do deserto, simbolizava a manifestação da glória de Deus entre o seu povo escolhido ( Ex. 40:17-35). Alguns séculos depois o Templo em Jerusalém foi construído por Salomão, onde a glória de Deus se manifestava. (2 Cr 5:13,14). Deus  coloca a  santificação como condição para adorá-Lo.

- O SUMO  SACERDOTE  DA ANTIGA ALIANÇA REPRESENTAVA A SANTIDADE  DE
   DEUS.
"Depois tu farás chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal;.... assim ele levará a culpa de qualquer pecado que os Israelitas cometerem em relação às coisas sagradas...."( Ex. 281,38b.)
Deus construiu o Tabernáculo com requinte e detalhes utilizando o melhor da terra patrocinados de pessoas com corações voluntariosos. As ofertas e a  adoração a Deus não poderiam ser de qualquer forma. O sacerdote Eli pagou um preço muito alto porque não cuidou da santificação do povo nem dos seus filhos. 

2- O CUIDADO DE DEUS NA ADORAÇÃO E  NO SERVIÇO CRISTÃO NO NOVO
    TESTAMENTO.
" Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espirito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espirito e em verdade"( Jo 4:23,24).
Deus levantou um povo especial de adoradores que O adorassem em espírito e em verdade: O Espírito de Deus não se limita a espaço e ao tempo. A forma de adoração mudou mas a essência da adoração foi preservada por Cristo. 

. JESUS CRISTO,  O SUMO  SACERDOTE DA NOVA ALIANÇA  É A PRÓPRIA SANTIDADE DIVINA.
" Jesus  tornou-se, por isso mesmo,  a garantia de uma nova aliança superior... É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus" (Hebreus 7:22 e 26).
Para entendermos como viver esse nível de adoração de "verdadeiros adoradores" precisamos experimentar uma profunda imersão  na própria vida do Senhor Jesus Cristo e nos seus ensinos. O batismo simboliza essa imersão, resultado de uma conversão de vida.“…Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo”(Atos 2. 38).O batismo  é um ato de obediência e submissão ao Senhorio de Cristo, confirmado com um testemunho público e eloquente  da fé cristã. A partir daí, o crente entra no processo de santificação e de crescimento espiritual. Sua vida e ações práticas passam a ser  verdadeiras  expressões de adoração a Deus. 

3- OS CUIDADOS DOS ADORADORES E DOS QUE SERVEM À OBRA DO SENHOR PARA NÃO SER
      CONTAMINADOS   COM O "VIRUS "DA INIQUIDADE.
“Por se multiplicar a iniquidade o amor esfriará de quase todos.” Mateus 24:12
A iniquidade se enquadra  num nível de pecados que não gera no pecador nenhuma reação de arrependimento e mudança de vida. Torna o testemunho cristão inócuo com mais perdas para o Reino de Deus que ganho. Três pilares da iniquidade que tem destruído grandes homens e mulheres de Deus: orgulho, vaidade e indolência. Esses tipos de iniquidades circulam com desenvoltura na vida de pessoas vocacionadas e chamadas  para conduzir o povo à adoração a Deus, a santidade e ao serviço do Reino.

As iniquidades ocultas estão presentes na forma como adoramos a Deus, como servimos a Deus, como tratamos nossos irmãos, nossos lideres e liderados. Essas iniquidades se instalam sorrateiramente em nossas devoções pessoais, prostração, frieza, negligência, sonolência e indolência.

( N.E.:  Pregador norte americano  do século 18, escrevendo ao seu irmão, faz uma declaração das mais honestas que ouvi e li:  " Minha paróquia, assim como o meu coração, muito se assemelha ao jardim do preguiçoso; e o que é pior, acho que muitos dos meus desejos de melhorar ambos vêm, do orgulho, da vaidade ou da indolência. Eu olho para as ervas daninhas que se espalham pelo meu jardim e expiro um desejo sincero de que sejam erradicadas. Mas por quê? O que move esse desejo? Talvez eu queira poder sair e dizer a mim mesmo: 'Como o meu jardim está bem cuidado!Isso é orgulho. Ou, talvez, sejam os meus vizinhos que possam olhar pelo muro e dizer: 'Como o seu jardim floresce! Isso é vaidade. O eu talvez queira a destruição das ervas daninhas porque estou cansado de tirá-las.  Isso é indolência ( extraído - dia a dia com Spurgeon).  O nosso coração pode estar dominado desses pilares destruidores. Os nossos desejos podem estar contaminados por uma natureza carnal e iníqua.   

REFLETINDO:
Meu parceiro e parceira desse ministério, confesso que essa palavra não é para você é para minha vida em especial. Ao compartilhá-la, com você, desejo que você não esteja preso (a) a nenhuma armadilha da iniquidade. A Bíblia diz que nosso coração enganoso. Podemos estar com nosso coração cheio de inveja como Asafe - "pois tive inveja dos arrogantes quando via prosperidade desses impios' (v.3). Podemos estar com nossos corações enfermos com sintomas emocionais depressivos - A raiz? Uma iniquidade operando em nosso ser. Podemos estar dominados por  Mamom, a exemplo de Ananias e Safira, que tentaram apresentar uma imagem de adoradores fiéis a Deus ( Atos 5;1-9). Que o Espírito Santo nos ajude a detectar esses 'virus' malignos e levá-los à cruz de Cristo, onde deve ficar.  Cristo, levou sobre Si, todas as maldições. Amem!

Por amor a Cristo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário