sábado, 24 de fevereiro de 2018

DIRCERNIMENTO - ESTOU SENDO PROVADO OU TENTADO?

Tentação e provação são temas relevantes que fazem parte do  nosso quotidiano cristão. Precisamos abordada-los com mais frequência com farta base bíblica. Na nossa experiencia cristã, na caminhada no discipulado, temos constatado que tentação e provação nem todos os cristãos conseguem distinguir um do outro. Isso é  muito sério porque  pecado não está sendo  tratado como pecado e as provações deixam de ser um instrumentos de Deus para nos aperfeiçoar e vencer as batalhas da carne. Nesta reflexão, abriremos  uma janela não para discussão, sobretudo, abrir o entendimento e ampliar o conhecimento sobre o assunto:
Tentação-  o que é, de onde vem, efeito destruidor. 
Tentação ( enciclopédia livre) " é um estímulo ou indução a um ato que pareça atraente, ainda que seja inapropriado ou contradiga alguma norma ou convenção social sendo, consequentemente, proibido"
Tentação, para nós cristãos, são induções provocativas da parte de Satanás, do sistema mundano e da própria natureza decaída humana; instigando a  práticas pecaminosas e vontades egoístas  que fogem dos padrões morais de Deus.
Os efeitos da tentação  quando consumadas são  destruidores. A tentação da cobiça, do adultério,  da pornografia, do ganho fácil, são alguns dos pilares da tentação que vem destruindo grandes personagens públicos, privados e religiosos,  famílias e ministérios. Um caráter santo não está isento do assédio da tentação. Nem o próprio Filho de Deus foi polpado.  A tentação se alastra como fogo em ambientes inflamáveis onde as práticas mundanas são naturais e visíveis.  A bíblia recomenda não frequentar ambientes como esses ( Sl.1.1). O grande acerto do crente é distanciar dos assédios da tentação, rejeitar  firmemente na  primeira tentativa; preventivamente conhecer os  pontos fracos que atraem e procurar caminhar com pessoas maduras espirituais. É bem mais vantajoso vencer a batalha quando a tentação bater a porta do coração, que enfrentar os danos da tentação consumada.

Provações, o que é, de onde vem, efeito edificador.
Provações ( enciclopédia livre) - "dificuldade, situação aflitiva ou sofrimento muito grandes, que põem à prova a força moral, a fé religiosa, as convicções etc. de um indivíduo.".
Para nós cristãos as provações produzem crescimento, amadurecimento da fé e compreensão da vontade soberana de Deus sobre todas as coisas. O caminho da provação é oposto ao caminho da tentação. A tentação nos leva para  longe de Deus, as provaões nos aproximam de Deus. A tentação destrói sonhos e realizações, as provações nos perfeiçoam para grandes empreendimentos da vida. A tentação macula o caráter, as provações purificam o caráter.  José foi provado na fidelidade ao seu senhor que lhe entregou a mordomia da casa. Foi provado na  integridade de caráter. As provações vem do alto, a tentação vem de baixo.  "Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar"( I Co 1013). Deus provou a fé de Abraão para ser pai de multidões
 ( Gn.22:1-24) 
Refletindo....
Provações e tentações transitam simultaneamente em  momentos  diferentes e em áreas diferentes na vida do crente. O Senhor Jesus, em seu retiro espiritual no deserto ( Mt.4:1-11), recebeu a visita de Satanás. Fica evidente que nem num retiro espiritual quando estamos  buscando santidade, estamos  susceptíveis às tentações. José, Daniel, Ester, outros ... tiveram provas difíceis; teriam que escolher de que lado ficariam. Deus está forjando homens e mulheres que tomem  posições certas, fazer as coisas certas no tempo certo. 'Eu sou o que sou`  pelos méritos de Jesus Cristo. Amem!
Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário