sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

INTERCESSORES - SENHOR, CONTE COMIGO!

"... Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverei na oração..."
Início de ano muitos desafios pela frente. Para o primeiro assunto do ano 2018 o tema é uma convocação. Deus está buscando intercessores.  A intercessão é a arma mais poderosa do crente e da Igreja. No passado a oração funcionou na vida de  Abraão, de Moisés, Davi, dos Profetas, na vida dos Apóstolos e nos crentes do primeiro século. O Senhor Jesus usou a oração como instrumento poderoso  do seu ministério. Vamos relembrar alguns momentos da história em que a intercessão funcionou para livramento, na proteção dos inimigos e para por fim o cativeiro dos Hebreus em Babilônia.

A Intercessão Revelando Deus na História da Humanidade.

.  Revela o Nível de Intimidade  do homem com Deus. 
Deus não faria nada sem antes comunicar Abraão."Então Senhor disse: "Esconderei de Abraão o que estou para fazer? "( Gn.18:17). Abraão apelou para não destruir Sodoma e Gomarra. A sua fidelidade e por ser amigo de Deus polpou o sobrinho Ló e suas duas filhas. Abraão era um homem respeitado por reis, porque todos conheciam que se tratava de um amigo de Deus. Quantos amigos Deus pode contar  para comunicar algo importante que realizará nese planeta terra? 

. Revela o Nível da Soberania  de Deus.
Josué um general  afinado com Deus. "No dia em que o Senhor entregou  os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor na presença de Israel: "Sol pare sobre Gibeom ! E você, ó lua, sobre o vale de Aijalom!" O sol parou, e a lua se deteve até a nação vingar-se dos seus inimigos"( Js. 10:12,13). A soberania de Deus quando reivindicada age em favor da justiça Que o Senhor levante Josué's para esse tempo!

. Revela o Nível  da Autoridade de Deus.
O profeta Elias sozinho derrotou 850 profetas, com essa intercessão: "Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua. responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus, e que fazes o coração deles voltar para ti" ( I Reis 18:36,37). O  mundo de hoje está infestado de deuses pagãos. Destruindo a economia, as famílias e a fé de muitos cristãos. Que o Senhor levante  os Elias.

. Revela o Nível da Misericórdia de Deus
O profeta Daniel tinha consciência do seu pecado e do pecado de toda uma geração passada e presente. Daniel conhecia o coração perdoador de Deus. Conhecia da fidelidade de Deus que cumpriria suas promessas. Fez uma longa intercessão no capitulo 9.:4-19. Termina com essas palavras: "Senhor, ouve! Pr amor de ti, meu Deus, não te demores, pois a tua cidade e o teu povo levam o teu nome"(v.19). Enquanto orava, confessando o seu  pecado e o pecado de Israel, apareceu o anjo Gabriel com a resposta. "As misericórdias do Senhor são à causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não tem fim" (Malaquias 3:22). Que o senhor levante profetas do caráter de um  Daniel e de um Jeremias! 

A Intercessão Ministério em Favor dos Santos.


. Intercessão Uma Ação  Persistente.
A oração persistente não se  interrompe até que Deus responda. O Senhor Jesus faz a seguinte aplicação: "Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer. Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário. Ele, por algum tempo, não a quis atender..."( Lucas 18:2-4 ). Jorge Mueller orou por mais de 50 anos por cinco amigos. O último se converteu logo após a sua morte. Os persistentes ganham galardão, alcançam vitórias.

. Intercessão Uma Ação Consistente.

A oração consistente é provida de uma fé consciente. Provida de uma certeza de que Deus ouve. A oração consistente é provida de um relacionamento pessoal com Deus. Consistente no conteúdo firmada em fundamentos que geram  confiança e resultado. As intercessões do rei Davi eram providas de consistência. O  Salmo 91, expressa em grandeza e quão consistente a fé do Salmista no seu Deus."Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; livra-lo-ei e o glorificarei" (v.15)


. Intercessão Uma Ação Intencional.
A oração intencional deve tomar lugar de importância na nossa vida. Ser persistente, consistente e planejada. Elaborar plano de oração com propósito. Combinar ações e oração. O Senhor Jesus intencionalmente desenvolvia uma intensa vida de oração para tudo que iria empreender no seu ministério. O Senhor Jesus  intencionalmente orou pelos seus discípulos, incluindo os salvos e aqueles que iriam se salvar: "Eu rogo por eles, não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus" ( João 17:9). Tem muitos cristãos orando pela estrutura do mundo, por busca de conforto,  e pouco orando pelos pecadores que precisam ser salvar. 

. Intercessão Uma Ação  Para Glorificar a Deus
A oração do Pai nosso, ensinada pelo Senhor Jesus, termina assim: " Porque teu é o Reino, o Poder e a Glória para sempre. Amem"( Mateus 6:13.b). Toda intercessão deve declarar  a Soberania de Deus. Jesus tocou no assunto oração porque os lideres  religiosos expressavam orações hipócritas.

“Quando você estiver pronto para orar, evoque em sua alma a fé mais sincera naquelas coisas não vistas às quais suas orações se referem; e ore como se a estivesse vendo o tempo todo – Deus em sua glória, o céu, o inferno e Jesus Cristo seu Mediador nos céus.” (Richard Baxter, O Diretório Cristão, 1673) (extraído).
Refletindo:
E, quando chegou àquele lugar, disse-lhes: orai, para que não entreis em tentação. E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres passa de mim este cálice; todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua. E, posto em agonia, orava mais intensamente...” (Lc 22. 40-42,44a).
Jesus é nosso modelo perfeito. A mesma intensidade que o Senhor Jesus enfrentou  a dor do Getsêmani, nesse tempo do fim, chegou a nossa vez de beber o cálice da tribulação. Agonizar a morte de parentes  não salvos. Agonizar as injustiças e as práticas criminosas dos governantes e dos que se acham semi deuses. Chegou a hora de exercer a fé dos profetas e dos cristãos mártires que não se curvaram diante de  severas   perseguições.
Gratidão
O Blog Meditações comemora 6 anos. São 313 postagens com 233.600 acessos. Brasil 167.761, Estados Unidos 48.856, Rússia 4.080, Alemanha 2.158, Portugal 1029, Índia 1026, entre outros.
Dividimos nossa gratidão com todos os parceiros/as que caminham conosco.  Os de perto e os de longe. A Deus toda honra, toa Gloria! 
Por amor a Cristo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário