sábado, 13 de janeiro de 2018

ESPIRITO SANTO - INOVADOR, ENCORAJADOR E RESTAURADOR!

"... já faz três anos que venho procurar fruto nela, e não achei nenhum..."( Lucas 13:6,7).
O Senhor Jesus em muitos dos seus ensinos utilizou de parábolas para trazer uma aplicação espiritual importante. A parábola da figueira infrutífera tem endereço: para os religiosos judeus que O acusavam até leva-Lo à morte. O pano de fundo da parábola: arrependimento de práticas de obras injustas; advertência para  quem não frutifica. Que lições essa parábola se aplica na Igreja militante e na vida do crente?

1- Frutificar é uma questão de obediência.
"... Já faz três anos que venho procurar fruto nela, e não achei nenhum" ( Lucas 13:6-7).
Precisamos reconhecer as prerrogativas exclusivas  do Senhor Jesus: Único Mediador (Hb.12:24; I Tm 2:5); Único Salvador (Tito 2:13; 2 Pe 1:1,11; 3:4-6);  Pastor (  Jo 10:11 ); e, Único Senhor ( Rm.14:9). Três anos foi o tempo que o Senhor Jesus precisou para desenvolver o seu ministério. Nesse curto tempo preparou a sua equipe e implantou o seu Reino na terra. O Senhor Jesus um empreendedor, no seu Reino não há lugar para não frutificar. Uma constatação reforçada  na Parábola dos Talentos. Nessa parábola  o Senhor Jesus é implacável na prestação de contas. Confira cuidadosamente no relato de Mateus cap. 25:14-30. É impossível uma igreja não frutificar; como Ímpossíviel, também, o crente não frutificar. O Senhor Jesus frutificou, delegou autoridade a sua igreja com a garantia que faria obras maiores do que fez (João 14:12)..
2-  O Espírito Santo único que devolve a capacidade de frutificar.
".... Senhor deixa-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei. Se der fruto no ano que vem, muito bom! Se não, corte-a" ( Lucas 13:8-9).
Duas funções insubstituíveis do Espírito Santo: convencer o pecador do pecado, da justiça e da morte (Jo 10:11); Capacitar a igreja para exercer sua tarefa na terra ( Rm.8:26; Atos 1:8). Deixar o Espírito Santo de lado, nestas  duas frentes de atuação,  está  decretando a sentença de morte. Morte espiritual e morte ministerial.

3- Sinais que apontam que a vida espiritual entrou num círculo infrutífero.
- Quando perdemos a chama do primeiro amor ( Apocalipse 2:3).
É natural  o crente passar por momentos de turbulência espiritual. Mas não será motivo para perder a chama do amor por Cristo. Quando essa chama vai perdendo o calor, repercutirá na falta de apetite pela Palavra de Deus, desinteresse pela oração, não há mais  motivação pura  em servir na Obra do Senhor.
- Quando passamos a julgar as pessoas para cobrir nossos pecados.
O julgamento tem sido um subterfúgio para os infrutíferos. Querer justificar o injustificável. O Senhor Jesus  trata  dessa questão com severidade: "... Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, então, cuidarás em tirar o argueiro do olho do seu irmão"( Mateus 7:5). Por trás dessa conduta há uma clara evidencia de uma vida  infrutífera espiritual..

4- Sinais que apontam que a  vida espiritual entrou num circulo de frutificação.
Sinais evidentes: a) a chama do primeiro amor arde dentro do crente; b) deleita-se em meditar na Palavra de Deus; c) a oração é o canal aberto de comunicação com Deus; d) sente-se feliz em servir ao Senhor; e)  o  Espírito Santo tem plena liberdade de agir na mente e no coração, dando direção nos negócios, no trabalho, no tempo, no uso do dinheiro. A frutificação espiritual é resultado de nossa cooperação com a obra do  Espírito Santo, permitindo que as atitudes de Cristo se tornem nossas atitudes.

5- Revivendo a experiência  da chamada.
A primeira experiência impactante dos discípulos de Jesus se deu numa pescaria. Presenciaram o ilimitado poder de Jesus depois de uma noite frustrada de pesca. Intencionalmente o senhor Jesus ao  mostrar o seu poder criou um ambiente propicio para um propósito: chama-los para uma pescaria muito mais valiosa." e disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante, serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo e o seguiram" (Lucas 5: 8-11). O chamado de Jesus é intencional e com um propósito. Pense um pouco quando se deu a  experiência de chamada? O que motivou a cumprir o seu chamado?

6- Renascendo o tempo  da  Restauração.
O que aconteceu com os discípulos pode estar acontecendo com  muitos dos servos do Senhor Jesus: frustração do chamado e voltar ao estado anterior. Os discípulos retornaram ao mar, a pescaria. Reviveram as mesmas frustrações, durante toda uma noite nada pegaram. O mais extraordinário, o Senhor  interrompeu sua ascensão aos Céus e retornou ao mar para reencontrar com os seus frustrados discípulos. O que você faria numa situação dessa? Daria uma segunda chance? Substituiria por outros? O que Jesus fez? Deu ânimo e os encorajou a lançar as redes. Pescaram grande quantidade de peixes que não  conseguiam recolher a rede. Não parou aí! Preparou um delicioso  churrasco de peixe e pão pra eles (João 21:10-13). O mais incrível! O Senhor Jesus renovou o chamado e entregou à chave do Seu Reino. Restaurou a auto estima de Pedro, entregou o Seu rebanho ao seu pastoreio ( João 21:15-17). Como está o seu chamado? Está precisando de uma renovação? De uma restauração? O amor de Jesus não diminuiu, ouça  voz do Supremo Pastor.
Aplicação:
"... Os que servem bem alcançarão uma excelente posição " ( I Tm. 3:13).
Essa não é uma palavra para trazer desânimo, julgamento. Ao contrário, se você se encaixou no primeiro tópico, está vivendo um círculo infrutífero espiritual,  esta a palavra para você: ".... Senhor deixa-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei. Se der fruto no ano que vem, muito bom! Se não, corte-a" ( Lucas 13:8-9). O Espírito Santo quer te levantar e mudar a história de sua vida. Se você se encaixou no segundo tópico, está vivendo um círculo virtuoso de frutificação, permaneça fiel. Faça essa oração: "Pai, me rendo ao teu Espírito; entrego a direção de minha vida, para que realize em mim tudo  que me torne semelhante a Cristo Jesus". Amem.
Por amor a Cristo!






Nenhum comentário:

Postar um comentário