sábado, 2 de dezembro de 2017

ORAÇÃO - " VÓS ORAREIS ASSIM...!"

".... Senhor, ensina-nos  a orar,  como  também João ensinou aos seus discípulos" ( Lucas 11:1b).
A oração é o canal aberto de comunicação entre o crente e Deus Pai. Todo crente precisa aprender orar logo quando se converte. Os pais cristãos precisam ensinar os filhos a orar logo na primeira infância. O modelo de oração de Jesus possui cinco aspectos importantes que torna a oração eficaz:
(1) Desejar orar; (2) A Quem orar; (3) O por quê orar; (4) Como orar; (5) Persistência no orar. 
Na prática como desenvolver esses cinco aspectos da oração ensinada pelo Senhor Jesus Cristo:

1- Desejar orar 
"... Senhor, ensina-nos a orar..." Lucas  11.a.
Desejar orar é o desejo mais legítimo de cada crente. Assim como uma criança aprende a andar naturalmente o crente aprende a falar com Deus. A Bíblia estimula que devemos orar uns pelos outros, mas não ensina que devemos orar pelo outro tirando-lhe a oportunidade de se expressar com sua própria boca os desejos do seu coração.  A mudez espiritual tem privado muitos crentes de viver um relacionamento íntimo com o seu Deus.

2- A Quem orar?
"... ora a teu Pai ... "  Mateus 6:6:b
A oração é uma conversa de filho para Pai. Um filho  que busca manter  intimidade com o seu pai, o canal de comunicação permanece aberto o tempo todo. Quando um filho tem algo especial  à conversar com o seu pai procura um lugar reservado. Quanto mais houver intimidade na comunicação mais resultados favoráveis obterá. Um filho/a de Deus não é diferente. Quanto mais intimidade com o Pai mais prazer o Pai terá em ouvi-lo. 

3- Por quê orar?
 ".... E, orando,  não useis de vãs repetições..." Mateus 6:7
A oração não  é uma repetição infantil  de uma criança mimada que bate o pé para receber algo que não pode. Nem um teatro religioso para ser visto pelas pessoas. A oração ensinada pelo Senhor Jesus alcança dimensões extraordinárias de forma natural e sobrenatural, nos seguintes aspectos:
a) Uma  Relação de Filho e Pai Por adoção nos tornamos filhos de Deus.  A semelhança do filho pródigo,  que retornou à casa do pai,  o filho que tomar essa decisão: "Levantar-me-ei e irei ter com o meu Pai", o Pai, o acolherá.  O ímpio, o rebelde, que não se levanta e volta à casa do Pai, permanecerá comendo das bolotas do chiqueiro do mundo. 
b) Expressão de Adoração Exclusiva "Santificado seja o teu nome". Adoração exclusiva e incondicional,  reverente. Não há espaço no coração para nenhum tipo de concorrências ou necessidades  complementares. Deus Pai, todo suficiente.
c) Conexão entre o  Céu e a terra -  " ... Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu".  Um desejo de viver uma vida na terra  como se vivesse no céu. Que o propósito de Deus não seja questionada nem na terra nem no céu. Os valores dos Céus sejam vividos aqui na terra mesmo vivendo na contramão do mundo. A Bíblia trás essa conexão de valores,  praticando-a  experimentrá  Céu na Terra.
d) Reconhecer a Dependência de Deus - "...o pão nosso de cada dia dá-nos hoje".  Reconhecer que Deus é o provedor. Confiar que as dispensas materiais serão sempre supridas a cada dia. O maná do Céu nunca deixou de cair nas vidas do fiéis. 
e) Viver a plena reciprocidade do perdão  - " Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como perdoamos nossos devedores". O alcance do perdão de Deus no plano espiritual, através do sacrifício de Jesus Cristo, é infinitamente superior a qualquer outra ofensa no plano terreno. O perdão vertical, ofensa entre a pessoa e Deus, é uma ação da graça Divina a todo o pecador que se arrepende; O perdão horizontal, ofensas entre pessoas é a resposta correspondente do perdão recebido de Deus.  Ao orar a Deus,  pedindo  perdão por ofensas cometidas, a pergunta que se deve fazer, a si: tenho exercido  perdão para aqueles que me tem ofendido?
f) Buscar proteção para vencer a tentação - " ... Não nos deixe cair em tentação...".  Quando entendemos que pecado não compensa, passa ser acidental em nossa vida, precisamos contar com a ajuda de Deus para nos proteger das tentações. Não queremos mais entristecer a Deus, nem viver na prática de prejudicar  pessoas. Não queremos viver em permanente  estado de justificação, mas  caminhar por um permanente estado de santificação. A justicação nos conduz à cruz de Cristo. A santificação nos conduz ao tumulo vazio de Cristo. Nos esvaziarmos de nós mesmos e nos  enchermos da nova vida em Cristo. Ao apropriarmos da nova vida em Cristo não haverá desejos de de transitar por  caminhos perigosos onde rondam as tentações do mundo (leia Salmo 1). 

4- Como orar. 
".... Mas tu, quando orares, entra no teu aposento..."
O Senhor Jesus não deixou uma forma única de orar. A oração publica congregacional e a oração    pessoal, são legítimas.. Não é a forma que fará  a oração ser eficaz, mas "... olhando firmemente para o Autor e Consumidor da fé, Jesus..."( Hebreus 12:2). Reivindicar viver conectado no mesmo padrão de Reino, do céu  - "Assim na terra cono no céu". O apóstolo Paulo viveu essa dimensão de Reino, para ele -  "o viver é Cristo, e o morrer é ganho"( Fp. 1:21). Em suas cartas as igrejas sempre introduzia em forma de oração. Ana foi ao templo,  de forma silenciosa se derramou  diante do Senhor, sua oração foi ouvida. ( 2 Sm. 1:1-19). Davi fez uma oração pública de confissão e arrependimento  pelos graves pecados que cometeu. O Senhor o perdoou e restaurou a intimidade com Deus. "... a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus..." ( Salmos 51:17b.)    

5- Persistência no orar.
"Não temas, Daniel porque, desde o primeiro dia, em que aplicaste o teu coração a compreender e humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras" Daniel 10:12.
A fé perseverante colhe frutos de orações que o tempo não apaga. Daniel persistiu em oração até a chegar a  providência divina. Conhecemos histórias de esposas que oraram por mais de 25 anos pela conversão do marido e aconteceu. Reencontro de reconciliação entre pais e filhos. Mulheres que se engravidaram após um longo tempo de espera. Perseverar e permanecer em oração não significa estar incontrolavelmente repetindo o tempo todo. Orando e descanso em Deus. A constância da oração é não perder a esperança mesmo que os ventos estejam contrários. Viver pela fé é não desistir. Jesus conta uma parábola de uma certa viúva que importunou o juiz para fazer-lhe justiça. Veja o que aconteceu: "Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte e nem importune muito"( Lucas 18:5).

Refletindo:
" Os sacrifícios para Deus são espirito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. "Salmos 51:17. 
A oração eficaz não se prende a formalidades. O mais importante é se apresentar a Deus com um coração contrito e quebrantado. Ana, Davi e Daniel não oraram do mesmo jeito. O que houve em comum que reconheciam suas fragilidades e podiam contar com a Graça de Deus.

Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário