sábado, 11 de novembro de 2017

VIDA CRISTÃ - PARTILHAR ACÕES ESPIRITUAIS INTENCIONAIS.

Partilhar segundo o dicionário, é: "Dividir em muitas partes; repartir com alguém..". Partilhar Ações Espirituais Intencionais é o tema que discorreremos. Este texto já estava pronto antes de participar da conferência Global do Summit, neste final de semana. As ênfases, aqui abordadas, tornaram-se mais coerentes e necessárias compartilhar, trazendo para o foco do Reino de Deus. A vida cristã é para ser partilhada de forma intencional, porque o nosso foco sempre deverá ser tornar O Senhor Jesus Cristo conhecido a todos povos e  nações. Se você é um cristão convidamos a pensar sobre isso. Se uma das ações  apresentadas você não encontrar  amparo e  referência bíblica fique bem a vontade para deletar. Vá além, amplie o horizonte do seu entendimento  acrescentando  ações  que você considera importantes: 

1a - Partilhar Ações que Ofertem as Primícias a  Deus.
Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.” (Pv 3.9,10)
A remissão do pecador  é a primícia que o Senhor Jesus oferta a Deus. O crente precisa entender que a sua vida  é uma  primícia ofertada a Deus. Com esse entendimento a maneira mais reverente  de honrar a Deus é partilhar as primícias com Ele. Partindo desse princípio - a vida cristã está distribuída em várias ações intencionais; a principal delas, focada exclusivamente para Deus. O próprio Senhor Jesus Cristo priorizou sua vida ministerial com o Pai. A oração, que ensinou aos discípulos,  era a sua prática devocional, ao Pai.  Ao ser tentado, por Satanás, fez a seguinte repreensão:  "Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e a ele serviras " Mateus 4:10.  Ofertar as primícias a Deus inclui tudo que dispomos, usufruímos e administramos. 

2a - Partilhar Ações com o Cônjuge, os Filhos  com os Pais 
"Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido" Efésios 5:33.
Para quem está casado a segunda ação mais importante partilhar a vida com o seu cônjuge. Quando essa partilha é rompida tem o repúdio de Deus ( Ml.3:15,16). O prejuízo para o Reino de Deus é imensurável porque atinge gerações. Por outro lado temos testemunhado a fé de muitas mulheres e homens cristãos que ganham seus cônjuges para Jesus, pelo bom testemunho que dão, as agerações agradecem. Para quem não está casado esta palavra para os filhos. A segunda e importante  ação dos filhos partilhar a vida com os pais ou responsáveis. Esta relação partilhada prepara o jovem para o casamento e para a vida. Voltando o exemplo do Senhor Jesus seu relacionamento, com o Pai, fez dEle, um absoluto vencedor. Suas últimas palavra na cruz: " Pai, em tua mão entrego o meu espírito". Viveu debaixo de autoridade dos pais terreno enquanto estava submisso a eles. Na sua morte cuidou de honrar a sua mãe entregando-a aos cuidados do discípulo João.  

3a - Partilhar Ações com a   Família  Ampliada .
" Disse, pois, Marta a Jesus:`Senhor,  se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido"
 João 11: 21.
A família ampliada  entra na terceira ação  mais importante da vida. A árvore genealógica familiar está a cada geração  desaparecendo.  A ausência de Deus na família, a descaracterização do casamento, a ausência da paternidade nos seio familiar são fortes ingredientes para desagregação familiar. O retrato de família perdeu o seu ato histórico. Os avós vem se tornando  peças decorativas, embaraço para filhos e netos. A família é o campo missionário mais importante e desafiador. O esfriamento da fé, em grande parte, deve-se a falta de bons relacionamentos entre os  membros da família.  O Senhor valorizou a família  realizando o seu primeiro milagre num casamento. Graça a vida familiar de partilhamento, que havia entre os irmãos Marta, Maria e Lázaro, o Senhor Jesus se tornou grande amigo dessa família, a ponto de ressuscitar um dos membros. Essa família ganhou a cidade para Jesus. 

4a - Partilhar Ações de Honra  com os  Líderes Espirituais.
"Lembrai-vos dos vossos pastores que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais  dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver" Hebreus 13:7.
Todo cristão recebeu algum benefício para chegar a Jesus. No meu exemplo foram muitos que partilharam com suas vidas para o meu entendimento do plano de  salvação e com o meu crescimento  espiritual. O meu continuo  crescimento  ainda precisa de partilhamento de meus pastores.  A esses, devo partilhar honra e cuidado por suas vidas e famílias. Suas ações, a meu favor,  são  referencias para ser imitado na minha prática de fé. Se esta quarta ação não gerar em mim, reconhecimento e honra, as ações na sequencia  serão desprovidas  de amor e de autoridade espiritual.
  
5a - Partilhar Ações de Edificação  no Corpo de Cristo."  
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores. Querendo o aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo" Efésios 4:11,12.
"Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Deus" Gálatas 6:2. 
Duas vertentes enganosas: o crente  pensar que é totalmente  independente e não precisa da ajuda do outro; ou pensar que está isento da tarefa de ajudar o outro. Partilhar a vida no Corpo de Cristo deve ser a prática natural entre os seus membros. Paulo instrui os crentes em efésios:  As ações partilhadas para o  crescimento espiritual dos crentes resultarão em benefícios da doutrina cristã e no crescimento qualitativo e quantitativo da igreja. Resultarão em benefícios para a própria sociedade que clama por amor e justiça.

6a -  Partilhar Ações na Promoção da Unidade do Povo de Deus. 
“Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim” Jo 17.20-23.
A oração do Senhor Jesus,  por si só, define a importância da unidade do povo de Deus. Na sua oração, ao Pai, o  grande desejo que sua igreja caminhe em plena unidade. Partilhar ações espirituais em pró da unidade da Igreja do Senhor Jesus deve ser o esforço de todos que desejam o progresso do Evangelho, no mundo. Quem não tem compromisso com a unidade não tem compromisso com o Senhor da Igreja.  Os benefícios são conjugações de esforços intencionais de diferentes, os indiferentes nada acrescentam ao Reino de Deus.

7a. Partilhar Ações com Amigos Que Precisam de Jesus.
" E eis que uns homens (amigos)  transportaram numa cama um homem (amigo)  que estava paralitico e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante dele (Jesus)" Lucas 5:18.
A sétima ação importante partilhar a experiência da conversão para com os amigos. A transformação  de  vida e verbalização  do evangelho são dois componentes indispensáveis para a conversão dos pessoas do circulo de amizade. O meu melhor amigo(a) deve ser  alvo intencional  de partilhar o melhor de mim., a minha fé. 

8a. Partilhar Ações com Práticas de Boas Obras na  Comunidade.
"Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas"Efésios 2:10
A vida cristã  é para ser exercida no ambiente da comunidade que o crente está inserido, com  direitos e deveres. Partilhar ações de boas obras faz parte do testemunho da fé. Assiduidade, ações espirituais na igreja,  sem a contra partida de ações de práticas de  boas obras na comunidade, o Senhor Jesus coloca na conta de hipocrisia religiosa.  Nada acrescenta ao evangelho. 

9a. Ação - Partilhar Ações na Propagação do Evangelho no Mundo
"...e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra" Atos 1:8.
O Senhor  Jesus comissionou a Sua Igreja a proclamar o evangelho da Graça em todas as regiões da terra.  A salvação é para todos, a todas as etnias e nações. Partilhar  ações espirituais e  intencionais é o chamado de todo cristão. Quem mais  tem,  mais será cobrado. Cada cristão tem algo a partilhar para preparar a volta doSenhor Jesus:  "Mateus 24,14 Jesus diz que "este evangelho será pregado em todo mundo para testemunho de todas as naçães, então virá o fim". Não seja um cristão indiferente!

10a - Partilhar Ações  Para Que  o Nome de Jesus Seja Glorificado na Terra.
"Para que o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo." 2 Tessalonicenses 1:12.
Todas as nossas ações, por obras e palavras, sejam motivadas para glorificar o Senhor Jesus Cristo. O grande chamado do cristão é ser semelhante a Jesus Cristo. Todas as nove ações  compõe esse grande desafio do crente. A vida de Jesus foi perfeita e completa porque distribuiu suas ações de forma equilibrada e abençoadora. Esse é o modelo a seguir. Amem!

REFLETINDO:
"... Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras" Colossenses 4:17.
Que perfeito seria se nossas ações cristãs fossem partilhadas seguindo esse roteiro. Não teríamos nem demais para alguns de menos para outros. A igreja viveria um estado de graça e  de credibilidade. O casamento e a família estariam fortalecidos, firmada na Rocha. A unidade entre o povo de Deus algo natural. Os amigos se converteriam. O evangelho anunciado em toda a extensão desse planeta. Esse é o Reino de Deus,  que Jesus implantou e entregou a Sua Igreja para fazer uma gestão partilhada e envolvente.

Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário