sexta-feira, 17 de novembro de 2017

PRINCIPIOS DE PARTERNIDADE, POR MIL GERAÇÕES!




"... Ele é fiel e mantém a sua aliança. Ele continua a amar, por mil gerações, aqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos" ( Dt. 7:9b)
O período de mil gerações é bastante longo. A história registra 70 gerações de Adão até Jesus. O Senhor Jesus plantou o seu Reino na terra firmando uma aliança de bênção e proteção por mil gerações. O Evangelho de João 17, registra uma riqueza de princípios que se aplicam à vida familiar. Em sua oração sacerdotal, também chamada de “ oração da paternidade”, o Senhor Jesus se coloca em defesa de seus discípulos, e todos os milhares de milhares que seriam acrescentados ao Seu Reino. Uma oração de bênção e proteção de todas as fôrças espirituais do mal que se levantam contra os filhos de Deus. Um magnífico exemplo para os pais cristãos, na missão de sacerdotes e protetores dos filhos. Com o Senhor Jesus aprendemos pelo menos sete princípios da paternidade espiritual cujo alcance por mil gerações:

Princípio de Missão.
“... Eu revelei no mundo a tua natureza gloriosa, terminando assim o trabalho que me deste para fazer... ” (v.4)
A família não é um trabalho de realização pessoal que dura uma geração, quando morre acaba. É um projeto de missão geracional, passa de pais para filhos e aos filhos dos filhos. O Senhor Jesus encerrou um ciclo com sua missão presencial, preparou discípulos que continuariam a linha de reprodução. O princípio da missão de família foi criado por Deus logo na criação: “ E Deus os abençoou lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra...” ( Gn. 1:28 ). O “DNA” de família não acaba, vai passando de geração a geração. Esse “DNA” de missão, não pode morrer, nem ser adulterado pelos padrões destrutivos que o mundo gera a cada geração. 

Princípio do Temor a Deus.
“... Eu mostrei quem tu és para aqueles que tiraste do mundo e me deste...” (v.6)
O Senhor Jesus tinha consciência, ao gerar discípulos, mostrar-lhes quem é Deus. Deve ser essa função intransferível dos pais cristãos: Incutir, desde cedo, o valor do temor a Deus. A Bíblia diz, que : "o temor a Deus é o princípio da sabedoria"; portanto, o princípio da vida. Deus confiou essa tarefa aos pais; um dia, haverá prestação de contas de como cuidamos dos filhos que geramos. Não geramos filhos para nós mesmos, nem para o mundo, geramos para Deus. 

Principio que tudo vem de Deus.
“... E agora sabem que tudo o que me tens dado vem de ti. Pois eu lhes entreguei a mensagem que tu me deste, e eles a receberam, e ficaram sabendo que é verdade que eu vim de ti, e creram que tu me enviaste” (v.7,8)
O Senhor Jesus preservou a todo custo o princípio de que tudo que realizava vinha da parte do Pai. Enfatizava que era um enviado de Deus Pai, nada vinha dEle mesmo. Os discípulos conheciam a Sua origem e missão, a veracidade da mensagem que ensinava. Quando os pais perdem o foco da missão, deixando de ensinar e praticar o temor a Deus. não fará nenhum sentido os filhos reconhecerem que tudo vem de Deus; o declínio da fé está decretado na vida familiar. O princípio da mordomia cristã está firmado nesse pilar: Deus provedor. A família cristã que abandona esse princípio, passa a viver os padrões do mundo. As gerações não desfrutarão de forma plena as promessas de Deus.

Princípio de orar com os Filhos e pelos filhos dos Filhos.
“... Eu peço em favor deles. Não peço em favor do mundo, mas por aqueles que me deste, 
pois são teus”
Jesus tinha a consciência de paternidade. Intercedia intensamente pelos seus discípulos. Orava por proteção dos filhos espirituais e não pelo mundo. Muitos pais oram mais para que o mundo mude do que pela proteção dos filhos. O mundo corrompido e pecaminoso passará; mas, os filhos herdarão o Reino de Deus. A intercessão com os filhos enquanto pequenos, e por eles, quando se tornarem adultos independentes, é uma tarefa bastante negligenciada por muitos de nós pais cristãos. Precisamos resgatar esse princípio. A bênção, por mil gerações, são resultados de orações persistentes e perseverantes que passam de geração a geração. Deus prometeu abençoar as gerações de Abraão; mas Isaque, Jacó e os sucessores, tiveram que manter essa conduta de orar com os filhos e pelos filhos dos filhos.

Principio do Valente

“...Quando estava com eles no mundo, eu os guardava pelo poder do teu nome, o mesmo nome que me deste. Tomei contas deles; e nenhum se perdeu, a não ser aquele que já ia se perder para que se cumprisse o que as Escrituras Sagradas dizem” (v.12)
O Senhor Jesus foi além de cuidar, deu a vida pelos seus discípulos. Apenas, Judas Iscariotes, rejeitou o cuidado e o amor de Jesus. A rejeição é um ato de escolha, aconteceu com Judas. Muitos filhos tem rejeitado o cuidado e o amor dos pais; preferem o caminho da rebeldia que gera ruptura relacional. Muitos pais negligenciam essa função: do cuidado dos filhos. Abandonam, rejeitam e não preparam os filhos para serem cidadãos dos céus. Deus delegou a nós pais, poder e autoridade para, no Seu nome, sermos os valentes de nossas famílias.

O Princípio da Santificação.

“... Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade(...) E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade ” (v.17)
O Senhor Jesus vivia em permanente santificação, conduzia os seus discípulos à viver o mesmo padrão de santidade. Santificação é viver em conformidade com os padrões da Palavra de Deus. A sermos verdadeiros e transparentes com base nas verdades de Deus. O Senhor Jesus santificava-se para servir de exemplo para os seus discípulos. Os pais não só devem ensinar os filhos acerca da Palavra de Deus, mas viverem essa palavra no contexto da vida familiar. “ Sede santo como eu sou santo”. Esse é o padrão a matriz da conduta cristã dos pais. Princípio divino da lei da reprodução: os pais se santificando a favor dos filhos, e os filhos se santificando pela conduta dos pais. É um processo permanente: “ O santo continua a santificar” ( Ap.22:11). A família não deve ser descuidar do processo da santificação.

O princípio de abençoar gerações.

“... Não peço somente por eles, mas também em favor das pessoas que vão crer em mim por meio da mensagem deles” (v.20)
O Senhor Jesus um visionário por excelência. Na sua oração de paternidade espiritual, orou pelas multidões de discípulos que creriam, nEle, durante a militância de Sua igreja no mundo. Como o mundo estaria vivendo outro padrão, se todos os pais cristãos agissem assim! Quando uma família é quebrada ao meio, pelo divórcio, a bênção geracional estará seriamente ameaçada. Quando os pais seguem o modelo de Jesus, abençoar os filhos, garantirão o cumprimento dessa Palavra bíblica: "..Ele continua a amar, por mil gerações...".
Refletindo:
Essa foto é de nossa família, cinco gerações presentes. A família como missão enxerga pela fé, mil gerações. Que cada família cristã colha gerações abençoadas. Amplie, em seu álbum de família novas gerações, até chegar mil gerações. Amem!
Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário