sábado, 14 de outubro de 2017

META DE VIDA - SER LUZ NUMA SOCIEDADE EM TREVAS!

"  Vós sois a luz do mundo. Uma cidade edificada sobre um monte não pode ser escondida"
(Mateus 5:14)
O projeto de Deus através de Abraão tinha como proposito desenvolver uma nação que não se contaminasse com  nenhuma cultura pagã. Para isso, Deus estabeleceu território, leis e um plano de vida para os Hebreus. Conhecemos a história -  o povo hebreu se misturou com a cultura dos povos pagãos, o projeto de Deus não prosperou. Apesar não ter prosperado não invalidou nem frustrou o principal projeto de Deus, anunciado em Gn 3:15. O plano redentor se consumou  na pessoa do Senhor Jesus Cristo.  Agora, uma comunidade espiritual  vivendo um padrão de vida  nada parecido com o padrão do mundo. Remanescentes hebreus sobreviveram a duros golpes de exílios e perseguições, mantiveram viva a sua cultura em circunstâncias das mais desafiadoras. Vamos tirar algumas  lições da vida de Daniel, um jovem exilado,  que desenvolveu uma meta de vida que funcionou de uma forma tão impactante que influenciou a cultura babilônica:
1-  Desenvolver Meta de Vida  Consciente e Intencional
A primeira grande meta está ligada a consciência da própria existência. De forma intencional desenvolver um projeto da própria vida em todos os seus aspectos - espiritual, da alma e do corpo. Uma  meta precisa de  regras. Para estabelecer uma meta de Vida Consciente e Intencional duas regrinhas importantes:  Primeira - conhecer a si mesmo. Implica conhecer seus  pontos fortes e fracos. Potencializar os pontos fortes, não descuidar dos seus pontos fracos. Daniel ao chegar ao exílio babilônico tinha pleno conhecimento de si mesmo. Decidiu consciente e intencionalmente não se contaminar com nada da cultura babilônica. Segunda  -  desenvolver uma meta de estilo de vida próprio; não ceder as pressões - "E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho ele bebia..." (Dn.1:8.a). Duas regrinhas básicas que farão diferença no resultado final. Infelizmente muitos jovens cristãos não submetem ao conhecimento de si mesmos, não elaboram uma meta consciente e intencional.  Ao ingressarem na Universidade facilmente se adaptam a cultura mundana. Profissionais cristãos se pervertem em suas carreiras, por não estabelecerem uma meta consciente e intencional de preservar a fé cristã. Jovens vão para o casamento não elaboram uma meta consciente e intencional, acabam se rendendo a crises que são perfeitamente superáveis. Cristãos que não desenvolveram uma meta consciente e intencional, sucumbem na fé em situações previsíveis que a bíblia aponta como provas de crescimento espiritual. Uma comunidade cristã vivendo um padrão consciente e intencional influencia positivamente  e impacta  qualquer cultura mundana. 

2-  Estabelecer Meta de  Desenvolvimento  de Vida Interior.
A segunda meta a desenvolver - o  ser interior. Não nascemos prontos. Contudo, o  ser interior  de cada indivíduo está pronto para ser desenvolvido. O espírito é a parte mais importante por onde nos comunicamos com o Criador. Daniel não deixou ao acaso o desenvolvimento do seu espírito. Em circunstâncias adversas manteve-se firme na sua vida de intimidade com Deus. Isso lhe trouxe grandes dividendos espirituais colocando o Deus de Israel por cima de todos os deuses pagãos. Atualizou-se intelectualmente se tornando um dos  homens  mais sábios e influentes da Babilônia. Cuidou do seu corpo não se alimentando da comida contaminada  do rei. Desenvolver o interior é um processo que demanda um estilo de vida que implique permanentes mudanças. Estilo de vida requer regras claras e objetivas, tendo como principal foco: Deus como a fonte de nossa vida. Uma regra de vida é tão necessária como a "treliça" é  para a videira sair do chão, crescer e  tornar-se frutífera e produtiva. Essa foi a trilha que seguiram outros dois grandes homens do Antigo Testamento, José e Davi. Estabeleceram metas de desenvolvimento interior, consciente e intencional, não desviaram do foco e fizeram história. Qual é o seu principal foco de vida?
  
3- Estabelecer  Meta  de Desenvolvimento de Vida Exterior.
A terceira meta  é consequência do que se constrói na vida interior. O fazer está ligado naquilo que somos e não naquilo que falamos. Se o ser interior não tem Deus, como fonte de vida,  os feitos serão semelhantes aos dos homens ímpios. O Diabo é especialista em adulterar o ser interior,  mudar o foco de vida  das pessoas. Fez isso com Adão e Eva, conseguiu êxito. Tentativa sem sucesso ao tentar o Senhor Jesus: "Se tu és o filho de Deus, ordena que estas pedras se tornem em pão" ( Mt. 4:3). Tentou sem sucesso mudar o foco da vida de José, provocando inveja entre  seus irmãos, criando um ambiente de tentação com a mulher do seu senhor. Teve êxito na vida de Sansão, interrompendo a sua trajetória de um juiz de sucesso  de Israel. Daniel passou por grandes provas  na babilônia.  A primeira delas a troca do seu nome  para beltessazar, ligando-o a um deus da babilônia. O seu interior estava aliançado em Deus. Tinha consciência do seu verdadeiro "eu ',  não se deixou levar pelas armadilhas e o medo. A sua luz brilhou em meio a escuridão babilônica.  Marcou o Poder e a Soberania do seu Deus, em uma sociedade improvável.  Essa deve ser o brilho  da presença do povo de Deus no mundo. O povo hebreu como nação  não levou a sério o que Deus determinou: "Para que todos os povos da terra conheçam a mão do Senhor, que é forte, para que temais ao Senhor, vosso Deus, todos os dias" Josué 4:24.  Poucos fiéis remanescentes hebreus, como Daniel e seus três amigos, Ester, Mardoqueu, Esdras, Neemias ( .....)  tiveram como  metas de vida a  reconstrução da nação.  Como cristão qual é a sua meta  de vida para influenciar com sua fé esse mundo de improbabilidades?

Aplicação:

Então, Usa-me, Senhor! É o desafio que vem  à mente para uma aplicação pessoal. O Senhor quer usar os Daniéis, de hoje. Homens e mulheres que não se curvam a corrupção e a uma crença idólatra. Não importa onde você está e em que circunstâncias vive.  O que importa é que Deus quer usar a sua vida para algo que o mundo não pode  realizar. Reexamine sua meta de vida.  Construa regras práticas  que levem você a ser uma pessoa  produtiva, com realizações de  obras vivas que repercutem para a eternidade. Amem!

Por amor a Cristo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário