sábado, 28 de outubro de 2017

ELOGIOS OU CRÍTICAS - A PARTIR DE MIM COMO VEJO A MINHA IGREJA?

O tema que vamos refletir exige um senso de elevada responsabilidade. Equilíbrio e sensatez  porque envolve a noiva de Cristo, a  Sua Igreja. Para pensarmos juntos: A Igreja do Senhor Jesus Cristo recebe  mais  elogios ou críticas?  Olhando para sua igreja recebe mais elogios ou críticas? Olhando para você sua conduta cristã recebe mais elogios ou críticas? Elogios ou críticas - Sua Igreja é o que você é. Vamos fazer uma viagem no tempo - visitando  as 7 igrejas do Apocalipse. Fazendo uma conexão com a sua vida permita que o Espírito Santo conduza-lhe  a uma viagem  introspectiva para um encontro com o seu passado e com o seu presente. Responda para você mesmo:  A partir de mim como vejo  a minha Igreja? 
1. Igreja em  Éfeso ( Apocalipse 2:2-7)
Elogio O Senhor Jesus faz elogios aos crentes em Éfeso: pelo trabalho árduo, fé perseverante, paciente nas tribulações, não compactuando com os falsos mestres. 
Crítica - O amor, por Cristo, não era mais fervoroso como no princípio.
Advertência - Arrependessem. Voltassem ao início das primeiras obras.
Promessa - Comer do fruto da árvore da vida no Paraíso de Deus.
(Contexto) – Cidade próspera e influente. Centro de Idolatria, havia uma indústria de fabricação de imagens. Algumas cidades históricas do Brasil tem essa prática. Paulo ( Atos 20:17-31) advertia os crentes a não se contaminarem com as práticas de superstições e idolatria da cidade. A não se envolverem com ganhos frutos dessas práticas pecaminosas.

2. Igreja em  Esmirna ( 2:8-11)
Elogio - Não cedeu a fortes perseguições. Valorizou o sofrimento como parte de provação da fé.
Crítica - O Senhor Jesus não achou nenhuma crítica a fazer.
Advertência  - Continuar fiel até a morte.
Promessa - A coroa da vida.
(Contexto) -  Uma cidade famosa por sediar jogos atléticos. A igreja sofria perseguição de dois grupos: um grupo de  judeus fiéis ao judaísmo e outro grupo não judeus fiéis a Roma. As reuniões dos Judeus, que eram para cultuar a Deus, Jesus chamou de “sinagoga de Satanás”. A advertência de Jesus não trocar a coroa da vida por medalhas oferecidas pelo mundo. 
3. Igreja em  Pérgamo (2:12-17)
Elogio - A firmeza em manter a fé em Cristo, mesmo diante de lideres  da igreja sendo martirizados.
CríticaConvivia com pecados de  imoralidade, idolatria e heresias.
AdvertênciaArrependimento das práticas de pecados, senão o Senhor agirá com sua espada.
Promessas - Comerá  do maná celestial e receberá uma pedra branca  com novo nome ainda não revelado.
(Contexto)Cidade centro cultural grega.  Protegida pela sua geografia. Centro de várias seitas. A “serpente” é um símbolo religioso pagão. Conhecida como “onde está o trono de Satanás”. A igreja sofreu influência da prática de Balaão, adorar ídolos,  pecados sexuais, mexericos  e mentiras. 
4. Igreja em  Tiatira ( 2:18-29)
Elogio - Os crentes elogiados pela prática de boas obras. Reconhecidos como cristãos que viviam a pratica do  amor, fé perseverante, diligentes no compromisso com a causa do evangelho. 
CríticaTolerava uma  profetiza que enganava com seu ensino e influencia  à imoralidade sexual e idolatria; tratava essas questões   não como pecados graves na igreja. 
Advertência  - Arrepender-se imediatamente; o severo  julgamento está chegando
Promessa - Ao vencedor receberá poder sobre as nações. 
( Contexto ) – Uma cidade de trabalhadores, abrigava grandes fábricas e indústrias ( ex. ABC Paulista). Os crentes eram bons trabalhadores no serviço do Reino. Lídia era dessa cidade. Uma certa mulher chamada Jezabel  ensinava não ser pecado  as práticas imoralidade sexual. A  imoralidade sexual exerce um tremendo poder de destruição da família, da igreja e da comunidade.
5. Igreja em  Sardes ( 3:2-6)
Elogio - Nenhum elogio, alguns crentes não contaminaram suas vestes. 
Crítica As suas obras eram uma enganação; sustentavam um "status" de uma igreja viva  para Deus  morta.
Advertência Arrepender e colocar em prática o que tem recebido e ouvido. Vigiar porque o Senhor virá de surpresa como uma ladrão.
Promessa- Ao vencedor receberá vestes brancas. Deus honrará a fé perseverante.
( Contexto) – Uma Cidade rica em ouro e de terras férteis. Parte dos cristãos se misturavam com uma sociedade corrupta e mergulhada no pecado. Advertência do Senhor Jesus Cristo retornar a permanecer na fé e se  vestirem de “vestes brancas”  da santidade.
6. Igreja em Filadélfia (  3:7-13)
Elogio -  Mesmo com pouca força, perseverou na fé, fiel ao nome de Jesus.
Crítica - Não recebeu nenhum crítica.
Advertência  -  Guardar o que tem e dedicar ao serviço da Obra do Senhor.
Promessa - Ao que vencer será coluna no templo do Senhor.
(Contexto)  - Uma cidade estratégica portal de entrada da Ásia Menor.  O Senhor Jesus chamou de  “ A  chave de Davi ”, reportando que a igreja recebeu autoridade do Senhor da Igreja para abrir a porta de seu futuro Reino. Uma porta que abre e ninguém fecha.
7.  Igreja em Laodiceia ( 3: 14-22)
Elogio - Não recebeu nenhum elogio. Uma presença indesejável na comunidade como água morna inapta para beber.
Crítica - A indiferença dos crentes fizeram deles presunçosos, negligentes, nominais e auto-suficientes. Uma Igreja de portas fechadas (3.20)
Advertência  Não confiar na prosperidade material como sinal da bênção de Deus. Arrepender e adquirir as riquezas provadas pelo fogo das provações por amor a Cristo Jesus.
PromessaTerá  assento no trono de Deus.
( Contexto ) – A cidade mais rica das sete mencionadas. Possuía invejado sistema financeiro, indústrias e escola de medicina. Tinha problemas com abastecimento de água. Para abastecer a população de água se valiam de uma nascente de águas quentes. Quando a água chegava para ser consumida estava morna, desagradável para beber. Jesus viu em sua igreja um comportamento parecido com essa água, uma igreja morna em seu comportamento espiritual. Eram crentes ociosos, preguiçosos e negligentes no serviço cristão. Se tornados presunçosos, se auto-destruindo. 
8. A igreja - A Minha Igreja
"Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome" Apocalipse 3:8
Chegou a sua vez! Você que faz parte da Igreja do Senhor Jesus Cristo, está comprometido com sua fé e missão onde congrega? Após ter feito essa viagem no tempo com qual das sete igrejas você se identificou? Com uma ou mais igrejas? Que palavra de advertência você está recebendo? Que promessas Deus está fazendo à você? O que  de prático você fará para mudar a história de sua vida e de sua igreja? 

Refletindo:
A instituição igreja está em descrédito pela conduta desleal a Jesus Cristo por  segmentos independentes  de  pastores e lideres.  Por conta de não ensinar e preservar os preceitos da Palavra de Deus,  há uma conformidade velada com o mundo  que busca dar ao  pecado sexual, e da idolatria,  impondo uma conotação de falta de amor e de intolerância religiosa. A todo custo querem abolir o pecado  e condenar os cristãos de preconceituosos. As verdades de Deus vão se relativando. As heresias afrontam e profanam a autoridade de Jesus, o Senhor da Igreja.
A Igreja vencedora  será aquela que não abaixará a guarda como guardiã da verdade. Uma igreja fiel e genuinamente pura da contaminação do mundo. Uma igreja perseverante e encorajadora para que os fiéis não desistam da caminhada da fé. Revestida da armadura de Deus para resistir o dia mal e lutar pelas injustiças.
Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário