sexta-feira, 6 de outubro de 2017

CONQUISTA - ALARGAR AS FRONTEIRAS !

Com alegria compartilharemos a tri-centésima publicação do Blog Meditações. O tema escolhido  é uma alusão a essa conquista.  A oração de Jabez não sugere um poder mágico, que se repeti-la será ouvida literalmente  por Deus. Há nessa oração quesitos que podem nos ajudar na construção de uma caminhada bem sucedida. Vamos compartilhar  -  "5 C's " para quem deseja Alargar as Fronteiras de Conquistas.
1) Coragem. 
"Seja forte e corajoso" foram palavras de ordens dadas por Deus à Josué. A vida se expande na proporção de ações corajosas. Há muita gente com projetos de conquistas engavetados, congelados no tempo, por falta de coragem em arriscar. Possíveis impossibilidades: não confiar em si mesmo, não ter um foco onde quer chegar, ser induzido por fracassos de outros,(...).  A falta de confiança é o maior entrave da vida. Alguns entraves frequentes: ser movido pelo que os  outros falam, tipo: você não dará conta, com que recursos você vai fazer? A coragem é a alavanca que nos tira do chão da incerteza, da falta de vontade e nos arremete a um objetivo que vale a pena lutar. A coragem age mesmo na incerteza dos resultados: "Tomara que me abençoe e me alargue as fronteiras".
2) Conexões.
Estabelecer uma conexão é questão fundamental para conquista. Conectar é olhar o horizonte alargando a visão. Ampliar ligações de influencias é um passo de distância do sucesso. Deixar para trás a fronteira do comodismo, da zona de conforto. Em um mundo globalizado é impossível crescer sem conectar com as diversas "janelas"que o mundo das oportunidade oferece. Todo projeto de vida precisa maximizar as conexões para tirar o melhor proveito do que está se investindo. Comparado a vagões atrelados a uma locomotiva que seguem a mesma rota rumo ao  mesmo destino
3)  Competividade.
"Tomara que me abençoe e me alargue as fronteiras
Em um  mundo globalizado e competitivo não há espaço para amadorismo. A qualificação é uma exigência  para quem está focado no sucesso. Jarbez pediu a Deus que alargasse as suas fronteiras. Seu pedido foi concedido.  Deus atende os desejos do nosso coração, desde que estejam alinhados a um propósito que o Senhor seja honrado. A competividade de forma ética e leal, com lucros não abusivos, sendo fiel na parte que cabe a Deus e ao Governo, sempre contará com a aprovação do Deus provedor.  

4) Caráter.
    "....que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição!"
Jabez não teve uma vida  fácil, até mesmo sofrimento no parto. O caráter é a parte que  mais gera dor e sofrimento.  Precisa contar com a ajuda de Deus para preservar  os valores sobre qualquer custo. O custo de perder algo por não mentir. O custo de sofrer perseguição por não aderir métodos mundanos. O custo de lutar contra a própria natureza carnal, o orgulho, a inveja, o ciume e ambição. O desenvolvimento do caráter torna a conquista legítima e consistente diante de Deus e dos homens. 
 Compromisso.
                                                "Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos..."
Certamente Jabez possuía muitos irmãos sua conduta o destacou entre todos. É fácil concluir que Deus não atenderia a oração de Jabez, de prosperar e se tornar um grande empreendedor,  se não tivesse qualidades de coragem, bom relacionamento, competência, caráter aprovado, e  por ultimo, que honrasse seus compromissos. A expressão "mais ilustre" resume toda vida de Jabes. Daí, o desfecho feliz de sua oração - "....E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido". A falta de compromisso com o trato das palavras, dos negócios, da fidelidade, tem impedido a resposta do agir de Deus nas vidas de muitas pessoas. 

REFLETINDO:
As conquistas da vida não se medem pelo que se ganha  e pelo que se faz para si mesmo; tem a ver com o que se faz pelos outros. A virtude da conquista está na motivação que levou a realizar.  Faz sentindo essa frase: "Chega uma hora em que você precisa deixar de esperar pelo homem que quer ser e começar a ser o homem que você quer ser" ( Bruce Springsteen).   Os  "5 C's" fará sentido se contar com a presença de Deus no projeto de vida.

Gratidão:
Queremos dividir com você essa conquista: 300 publicações. Seu apoio e assiduidade em acessar, semanalmente, nossos textos, e  utilizá-los, para abençoar outras pessoas.  A Deus toda honra e toda glória!


Por amor a  Cristo!

Um comentário:

  1. Maravilhoso,sabedoria pura,nos faz entender verdadeiramente o livro a oração de jabez,nos da forças para mudar.

    ResponderExcluir