domingo, 22 de outubro de 2017

BALANÇA E PESO - PADRÃO DE JUSTIÇA DIVINO!

Balança e peso são dois instrumentos indispensáveis nas transações comerciais. O padrão terá que ser justo, nem mais nem menos. A ganância humana tem adulterado esse padrão de justiça. Nossa reflexão é para um outro tipo de balança e peso - a balança comportamental e o peso da moral e da ética. Como auferir nossos padrões comportamentais? Qual é a nossa referência para um padrão de justiça perfeito?  Três áreas importantes que nos submetem a uma profunda reflexão:

1- A balança que pesa nosso caráter e os  dos outros.
O rei Davi quando tratou do seu próprio pecado usou uma balança e um peso que lhe conviesse. Quando questionado por um dos profetas sobre uma determinada situação, semelhante a que viveu, deu uma severa sentença: "Então Davi ficou furioso com aquele homem e disse: — Eu juro pelo Senhor, o Deus vivo, que o homem que fez isso deve ser morto!  Ele deverá pagar quatro vezes o que tirou, por ter feito uma coisa tão cruel! ( 2 Sm.12:5,6). Judá quando soube que sua nora, viúva de seus dois filhos, havia adulterado e estava grávida, decretou uma sentença de apedrejamento. Quando sua nora lhe disse que era dele a criança, imediatamente mudou de posição: E conheceu-os Judá e disse: Mais justa é ela do que eu, porquanto não a tenho dado a Selá meu filho. E nunca mais a conheceu" ( Gn. 38:26). Pedro foi advertido por Paulo, pela sua conduta de aparência religiosa, comeu com os gentios, afastou-se deles, para não ser visto pelos Judeus: "Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, enfrentei-o face a face, por sua atitude condenável. Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram da circuncisão.  Os demais judeus também se uniram a ele nessa hipocrisia, de modo que até Barnabé se deixou levar" (Gl 2:11-13). Infelizmente tem sido uma prática comum entre nós. Reproduzimos os feitos negativos de Davi, de Judá, de Pedro, de tantos outros exemplos que a Bíblia registra para aviso nosso. Os próprios Apóstolos que negaram, traíram e abandonaram o Senhor Jesus na crucificação.  O Senhor Jesus é o padrão perfeito de caráter a ser seguido. Em tudo que fez usou a mesma balança e peso. 

2- A balança que pesa as provações e os infortúnios da vida.
A balança das provações e das perdas podem nos levar a auferir pelo peso da murmuração. Enquanto escrevo acompanho os acontecimentos catastróficos do terremoto e do tufão, na América Central e do Norte, deixando rastros de destruição e perdas irreparáveis. Para quem passa por isso com qual balança medirá tais episódios? A vida e a história de Jó o infortúnio pelo qual  passou,  ao ser confrontado pelos seus três amigos que auferiram  com balanças e pesos diferentes, ao final dos relatos constatou-se que nenhuma das balanças  e pesos  tinham um padrão de justiça divino.  É muito sério isso!  Podemos ser parecidos com os amigos de Jó - dar um peso para  uma  situação ocorrida com um irmão,  um outro  peso com situações semelhantes ocorridas com nossa própria vida. O Senhor Jesus é o padrão auferidor de justiça para o peso do pecado e para o peso das provações e infortúnios da vida. Em toda sua peregrinação na terra, o Seu julgamento, a forma como foi morto, não houve nem haverá outro que passe pelo mesmo grau de sofrimento. Somente Jesus  tem a balança e o peso justo da justiça divina. 

3- A balança que pesa nossas crenças.
Crença-" é o estado psicológico em que um indivíduo detém uma proposição ou premissa para a verdadeou ainda, uma opinião formada ou convicção". A crença religiosa é uma das mais controvertidas e complexas. Até mesmo entre os cristãos, há uma diversificação de posições sobre as verdades bíblicas. Há crenças  divergentes como lidar com a  fé e as obras, a  Graça  e a  Lei; forma de batismo, como lidar com os costumes  do que pode e o que não pode.  Os cristãos em Corinto pesava suas práticas, de  fé, na balança de seus líderes e não na balança de  Cristo: "Pois, quando alguém alega: “Eu sou de Paulo”, e outro “Eu sou de Apolo”, não estais agindo absolutamente segundo os padrões dos homens? Quem é, portanto, Apolo? E quem é Paulo? Servos por intermédio dos quais viestes a crer, e isto conforme o ministério que o Senhor concedeu a cada um" ( I Co 3:4,5). Há muitas lideranças espirituais que são balanças de referências para muitos crentes. Paulo adverte a esse tipo de crença: "Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento"( I Co 3:5,6). Nossos lideres devem ser honrados, respeitados pelo trabalho que realizam, sem colocá-los em pedestais que criem barreiras entre pessoas que comungam da  mesma fé e prática cristã. 

REFLETINDO:
A Bíblia é a nossa Constituição. É a revelação divina que tem a palavra final para nossas crenças. Tanto para condenar quanto para aprovar. Estabelece o padrão de conduta em todos os aspectos,  religioso, cerimonial, ético e moral em qualquer sociedade e época. O Senhor Jesus é o  padrão perfeito de peso e medida. Tudo mais, que não se enquadra na Bíblia e na vida de  Jesus  Cristo é mundano; gera uma sociedade mergulhada em corrupção e idolatria.
Por amor a Cristo! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário