domingo, 17 de setembro de 2017

O TEMPO É AGORA! VOLTE A CHAMA DO PRIMEIRO AMOR!

“... Tenho  porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei a tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres” (  Apc. 2:2,5 )
Preparamos  uma palavra que merece uma pausa para uma sincera reflexão. É inadiável. O Tempo é Agora! Volte a Chama do  Primeiro Amor. O amor que deve existir  entre você  e Jesus Cristo deve ser tão apaixonante como de um marido para com sua esposa no momento que  se casam. Um amor que se não nutrido vai perdendo o seu encanto,  vai se esfriando podendo chegar a separação. Assim é relação do crente com o Senhor Jesus Cristo. Cada dia deve ser cultivado para não dar lugar a frieza e abandono da fé.
Destacaremos alguns sintomas importantes que sinalizam quando o crente está perdendo  a chama do primeiro amor:
1º-  Não ter o mesmo prazer pela Palavra de Deus.
“...Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia”
( Sl. 119:97)
Quem ama declara e demonstra na prática.  Quando o crente perde o prazer de se deleitar na Palavra de Deus, não está vivendo mais a chama do primeiro amor. Deixa de ser nutrido espiritualmente, o seu estado espiritual se nivela aos dos ímpios, submete-se aos mesmos fracassos e pecados. A Palavra de Deus é ultil e eficaz,  nos tornam sábios  e nos qualificam nas tomadas de decisões. Quando perdemos o  prazer pela Palavra de Deus, as evidências se tornam claras que estamos abandonando aquela chama do  primeiro amor. Muito perigoso! Espontaneamente estamos dando permissão  para Deus retirar o castiçal de autoridade e de poder profético em nossa vida. Esvaziamos do próprio Deus. Muitos crentes perdem essa noção do risco que correm.

2º-  Não ter o mesmo prazer em orar.
“... Perseveraram em oração, velando nela com ação de graça;” ( Col. 4.2 a.)
O que mantém uma relação de pé é uma boa comunicação. A oração é uma conversa com Deus espontânea e perseverante.  A oração é um ministério universal que o crente não deve negligenciar. Orar uns pelos outros é mandamento do Senhor. Não desistir de orar mesmo que as respostas não correspondam as nossas expectativas.  Quando o crente perde o prazer pela oração,  há uma clara evidência que não vive mais a chama do primeiro amor.  Deus pode retirar o castiçal de poder de sua vida.  Não são poucas as orações frias, sem poder que  não chegam mais ao coração de Deus.

3º- Não ter o mesmo prazer em ofertar.
“...  E o povo se alegrou do que deram voluntariamente; porque, com coração perfeito, voluntariamente deram ao Senhor; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria” 
( 1 Cr 29:9)
Somente os crentes de coração apaixonados por Jesus sentem-se prazer em semear para a obra do  Senhor Jesus. Fazem com liberalidade e até de forma sacrificial. A motivação em ofertar é mais importante que a quantia ofertada. O crente não tem que se envergonhar da pequena oferta que pode dar quando é ofertada com amor. O importante é não  perder o prazer e a alegria em ofertar  generosamente. O crente que fecha o coração para ofertar a Deus demonstra uma clara evidência que não  vive mais a chama do primeiro amor. Deus pode retirar o Seu castiçal de bênção financeira da sua vida. Se não investimos para os céus não podemos esperar nada de lá.

4º-  Não ter o mesmo prazer em servir  a Igreja de Jesus.
"Ora se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros" Jo 13:14
Servir deve ser a marca do crente, porque essa foi a marca de Jesus. O servir envolve uma paixão pela Igreja do Senhor Jesus Cristo.  Uma paixão que vai além de práticas religiosas como frequentar cultos e contribuir. É lavar os pés uns dos outros, que na prática  participar da vida das pessoas da igreja. Quando o crente perde o prazer em servir pessoas, por elas, o Senhor Jesus deu a sua própriia vida, deve refletir se está vivendo a chama do primeiro amor. Perigosamente ingressou no time de crentes “SSC”- Salvo e Sem  Compromisso. Substituindo o seu Castiçal Celestial por castiçais terrenos. Uma atitude parecida com a de Esaú que trocou os seus direitos de  primogenitura por  um absurdo prato de comida.

5º-  Não ter o mesmo prazer de testemunhar de sua fé.
" Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus" Gálatas 6:17
O testemunhar a fé é a resposta de gratidão por ter sido resgatado pelo evangelho da graça de Deus.  Paulo considerava que a sua vida não tinha nenhum valor se ele não a usasse para a obra do evangelho de Jesus Cristo. Carregava marcas no seu corpo em devesa de sua fé e do Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Quem ama defende o quê ama. Se não há, em nós, indignação contra as práticas pecaminosas e nos mantemos passivos com o que acontece a nossa volta,  não estamos tendo o mesmo ímpeto de indignação de  Paulo.  Estamos nos afastando de  viver a chama do primeiro amor. O castiçal pode ser retirado de nossa  vida, Tornamo-nos  sal insípido e lâmpada sem azeite.  
Refletindo
O tempo é agora! Volte a chama do primeiro amor.  Se você se aprofundar mais encontrará muitos outros motivos que podem levar Deus a retirar o Seu castiçal da vida do crente. E você? O que o Espírito Santo está lhe mostrando? Em que área de sua vida você perdeu o prazer, a chama do primeiro amor, sua vida não faz mais nenhuma diferença? Reviva a chama do primeiro amor! Busque ajuda do Espírito Santo e de pessoas comprometidas que estão buscando reviver a chama do primeiro amor. Jesus está chamando. Jesus está voltando. Amem!
Por amor a Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário