sábado, 9 de setembro de 2017

FÉ - DÊ UM MERGULHO NA PROFUNDIDADE DE SUA FÉ!

“... e me fez passar pelas águas....”  ( Ezequiel 47:b)
A visão de Ezequiel, narrada no cap. 47, é um convite a mergulhar nas profundezas do rio da fé. Desafia-nos   a uma  profunda reflexão sobre o nível  em que estamos comprometidos com o testemunho cristão. A pergunta é pessoal:  Em que  nível de profundidade está o  comprometimento de minha vida pela causa do evangelho? O tema é um convite para você passar pelo teste das águas"“... e me fez passar pelas águas.....”.  Não é opcional, é necessário e urgente.

Faça você mesmo o seu próprio teste das águas -  dê um mergulho na profundidade de sua fé:

1º  Teste:  Uma fé que não vai além da experiência da conversão.   
   “... Águas até os tornozelos” (v.3,c)
"Água até os tornozelos" é uma profundidade ideal para uma criança tomar o seu banho tranquilo, sem correr nenhum risco. Na prática equivale a um recém nascido na fé cristã. Uma profundidade  que se contenta com o batismo e a salvação.  Não se interessa em aprofundar-se no estudo da Bíblia, na Oração e no Serviço Cristão. Contenta só de leite como as criancinhas. Torna-se crente imaturo, dependente, que está sempre precisando  da ajuda espiritual de outras pessoas por situações até insignificantes. Todos iniciamos neste nível de fé, precisamos   experimentar águas mais  profundas. 

2º Teste: Uma fé que anda na dependência de Deus
“ Águas até os joelhos” ( v.4)
"Águas até os joelhos" uma profundidade que inicia uma caminhada de dependência de Deus. O crente nesta medida de fé, aprende a dobrar os seus joelhos frequentemente diante de Deus. Leva uma vida razoável na dependência do Espírito Santo. Procura ser  assíduo aos cultos e atividades da igreja. Busca firmar os seus pés, para andar nos  caminhos de Jesus. Humilha-se diante da potente mão de Deus. Tem uma  fé  sincera,  contribue  financeiramente com os ministérios, promove comunhão entre os irmãos  e com  o crescimento do Corpo de Cristo. Está contente com o que é não busca maiores experiências com o Espírito Santo.

3º Teste: Uma fé capaz  de ser colunas no  corpo de Cristo        
  “Águas até ao lombos” (v.4)
" Águas até os lombos"  a região  lombar que dá sustentação a todo o corpo. Neste estágio de profundidade cristã,  o crente aprendeu a ter uma vida de oração, exercer uma fé prática de boas obras, carregar e suportar as responsabilidades do Corpo de Cristo. Envolve-se, fielmente, e com alegria, as funções  que lhes delega. Coluna que dá sustentação a doutrina da Igreja.  Fervoroso, encorajador, faz tudo por amor a Cristo.

4º Teste:  Uma fé que produz permanentemente   o fruto do Espírito.
                                               “Águas para nadar” (v.5)
"Água para nadar" é o relacionamento mais profundo com o  Espirito Santo. Flutua sobre  as águas do Espírito como Pedro andou sobre as águas. Desenvolve uma comunhão íntima com Deus. Medita e examina as Escrituras com humildade e sinceridade. Moderado, pacífico e  humilde de espírito. Depende e confia inteiramente na Graça de Cristo.  Mergulha em águas profundas, nadando rumo à  praia celestial.  Não é atraído pela glória da política, da fama, da ciência, nem pelas riquezas deste mundo. É um investidor das riquezas  celestiais. 

5º Teste: Uma fé que produz muitos frutos para para o Reino.
“Águas e muitas árvores...”  ( v. 7,12)
"Águas e muitas árvores", tal crente comparado a uma  árvore plantada às margens do rio, produz frutos abundantes. Sua vida é marcada por ser um agente de bênção.  Vive um bom exemplo de vida em todas circunstâncias e lugares. Deixa um legado exemplar a ser seguido. Pessoas nesse nível de profundidade de fé cristã são como raios solares, que trazem vida á igreja. “ Tudo quando fizer prosperará” ( Sal. 1º. 3b)

6º Teste: Uma fé que atrai muitas vidas pelo testemunho irrepreensível.
“... Águas boas, muitos peixes” ( v. 9,10)
"Água boa, muitos peixes" é o ápice da fé cristã. É o crente comprometido com o Senhor Jesus; vive um testemunho impactante e irrepreensível. Com seu  testemunho e amor a Cristo, atrai muitas almas para os Céus.  Diz, sim, ao chamado do Senhor Jesus Cristo:  “ e eu vos farei pescadores de homens”. As águas do espírito que correm, através das vidas destes crentes, criam um ambiente salutar na igreja. São amáveis, cuidam e zelam do testemunho para não escandalizar os pequenos irmãos. Não querem dominar, mas obedecer. Entristecem-se pela vaidade e orgulho mundanos. Caminham de força em força. Não correm atrás das  “novidades” são perseverantes. Frutificam muitos frutos para Deus.

Aplicação: 
Como você se saiu neste teste das águas? Ninguém melhor que você para fazer uma auto-crítica de você mesmo. Se você não fizer outro fará por você. Entenda ser uma oportunidade ímpar para você rever o seu  nível de profundidade da sua  fé, de seu crescimento espiritual  e do seu  comprometimento com a Obra do Senhor. Receba como  uma palavra de encorajamento para você não se contentar com o nível de profundidade de sua fé. O Espírito Santo é seu " personal traine" que fará de você  um nadador em águas profundas do Espírito.  
Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário