sexta-feira, 22 de setembro de 2017

CRENTES QUE ABANDONAM AS SUAS CONGREGAÇÕES!

'Não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia "(Hb 10:25).
Abandonar: "Deixar, largar, abrir mão, renunciar a, desprezar, desistir de, deixado de lado".  Ao longo da historia da igreja cristã esse fenônemo sempre esteve presente. Com mais intensidade nos últimos tempos. O livro "Espiritualidade emocionalmente Saudável", Peter Scazzero, associa esse fenômeno com a inabilidade das pessoas tratarem seus próprios dramas emocionais. Buscam na igreja respostas, não as encontrando acabam abandonando suas congregações. Seguindo a linha de compreensão muito bem fundamentada pelo autor, destacaremos três principais causas de crentes que abandonam suas congregações:

1- Crentes Que Não experimentaram progresso espiritual em suas vidas.  
São  pessoas que passaram pela experiencia de conversão. Com o decorrer dos anos, de forma lenta e gradual foram se sentindo fragilizados  na fé. Na medida que as demandas da vida exigem mais,  o tanque emocional não está sendo suprido suficientemente, abre caminho para as frustrações, transferindo a  culpa à igreja, por não suprir essas carências emocionais. Enquanto frequentavam a igreja foram sinceros, lutaram pelos seus casamento, no cuidado da família e até ajudaram muitas pessoas. A triste conclusão a que chegaram: não alcançamos aquilo que esperávamos, fracassamos naquilo que tanto dedicamos. Chegam a triste conclusão que vivem o mesmo padrão de conflito emocional dos que estão  fora da igreja. Gerando um sentimento de  fracasso. Um tipo de fuga emocional que leva a uma deserção física do convívio congregacional. Esse grupo forma uma legião de crentes que abandonam suas congregações, equivale a uma outra igreja fora da igreja.  Assustador!  

2-  Crentes Que Não Desenvolveram os Dons Espirituais. 
Dons espirituais não são dons naturais. É a capacitação do Espirito Santo na vida do crente para o exercício da fé cristã. Nenhum crente fica de fora dessa capacitação. Crentes que não experimentam crescimento espiritual estão enterrando seus dons espirituais. Por opção, tornam-se crentes infrutíferos. O fruto da fé deve ser a experiencia mais gratificante da vida cristã. Todo crente precisa incorporar a sua vida cristã, o ensino de Jesus narrado no  Evangelho de João, cap,15. Meu testemunho pessoal: passei uma boa parte da minha vida cristã, debaixo de uma orientação teológica de assistir cultos e entregar o dizimo. Cumprindo essas duas tarefas estava praticando minhas obrigações religiosas. Equivocada interpretação da fé e obras. Por conta dessa  equivocada orientação teológica surgiu uma semente de crentes infrutíferos que se espalhou, por gerações. É como viver a vida cristã em preto e branco. Felizmente, muitos desses crentes tem se acordado. Experimentam um avivamento no seu interior, uma renovação no Espírito Santo. Mas, infelizmente, alguns permanecem passivamente, vivendo emocionalmente frustrados, retidos em suas próprias cavernas. Com corações amargurados, críticos, parecidos com o filho mais velho da parábola do filho prodigo, não festejou a volta de um irmão que voltou à casa do Pai. Um abandono interior, que acaba anulando sua vida no Corpo de Cristo.

3-  Crentes Que Escolheram  Jogar a Fé Pela Janela.
São crentes que decidiram jogar a fé pela janela da vida. Pessoas que não só abandonam as suas congregações, vão além, são atraídas pelo mundo e abandonam suas convicções da fé evangélica. A Palavra de Deus faz a seguinte advertência: " O espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios"( 2 Tm. 4:1). A Bíblia trás essa alerta para não sermos enganados pelos "espíritos enganadores".  Crentes que jogam a fé pela janela, por se cansarem de seguir uma liderança despreparada, autoritária, infiel, compulsiva, ocupadas demais para amar a Jesus e pessoas. Crentes que apela pelo grito da independência, preferindo viver no anonimato cristão. Mas, infelizmente há um segmento que desencantou da fé, partem para experiências mundanas. Muitos talentosos jovens despontam nas igrejas com seus talentos naturais, são atraídos pelo mundo, abandonam a fé por um encanto passageiro. Muitos exemplos de jovens que não terminaram  bem, tiveram suas vidas e carreiras interrompidas de  forma trágica.
  
Refletindo
"Então Secanias, filho de Jeiel, um dos descendentes de Elão, dirigiu-se a Esdras e lhe propôs: “Temos sido desleais para com nosso Deus quando celebramos alianças e matrimônios com mulheres estrangeiras dentre os povos pagãos da terra. Entretanto, é certo que há esperança para Israel.
"( Esdras 10:2)
A estatística dos jovens somados as outras estatísticas refletem a gravidade e o grande desafio da igreja de Jesus Cristo nos seus últimos dias. É uma  pura e dura  realidade e choca todos nós. Comparado  a  um oceano  partido em quatro partes; apenas uma parte continua oceano. Assim está a Igreja do Senhor Jesus Cristo! Provavelmente um dos nossos leitores ou pessoas bem próximas de nós engrossam essa dramática estatística. São pessoas que perderam o sabor salino, a lâmpada acabou o azeite; o encanto da fé deu lugar ao desencanto. Nossa palavra é de esperança. Como Esdras, nos levantamos nesse tempo difícil, de apostasia, deserção da fé, frieza espiritual e corrupção, para dizer: "há esperança para o povo de Deus". Confissão, arrependimento e abandono dos pecados, é o caminho de volta para à igreja do Senhor Jesus Cristo. Amem!
Por amor a Cristo!







Nenhum comentário:

Postar um comentário