sexta-feira, 25 de agosto de 2017

DISCIPULADO 3 EM 1 - EU, MINHA FAMÍLIA, MINHA IGREJA!

Convidado a pregar numa igreja sobre discipulado, o que compartilhamos não é algo inovador mais propõe um olhar para o discipulado numa perspectiva, 3 em 1. Entendimento que partiu do princípio que somos um ser  de três partes, possuímos espírito, alma e corpo. A essência desse princípio, 3 em 1, está na pessoa do Trino Deus: Deus Pai, Deus filho, Deus Espírito Santo. Estudando ciências humanas aprendemos que nosso próprio corpo também está dividido em 3 em 1: cabeça, tronco e membro. Uma forma de melhor entender a complexidade do ser humano e as funções de cada  área. Entender a complexidade, do que sou, seguramente é  o grande desafio da vida cristã. Canalizar de forma proposital e intencional, 3 em 1, em três importantes áreas da vida: Em Mim, Na Minha Família, Na minha Igreja.  Na prática como essa dinâmica funciona?
.    3 em 1   -   Em Mim
Discipulado deve ser um estilo de vida proposital e intencional que marque a trajetória da vida de cada crente. Um estilo de vida que contemple todo o meu ser da forma como fui criado: espirito, alma e corpo. A palavra de Deus nos direciona para isso:  "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.( I Ts 5:23).  O termo usado "Santifica em tudo",  é  tudo mesmo. Eu sou o  principal alvo do meu discipulado. O discipulado passa por uma reeducação disciplinadora da minha própria vida:  ( 1 ) Disciplinar o meu corpo habitação do Espírito Santo. “ Acaso, Não sabeis que o  vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em  vós mesmos? " ( I Co 6:19).  Preciso ter disciplina no  cuidado da saúde do meu corpo.  Não fazer do corpo  objeto  de uso sexual ilícito, nem  objeto de idolatria. Sansão não disciplinou o seu corpo, foi traído pela sua própria aparência física e sensual. ( 2 ) Disciplinar a minha alma -  é minha responsabilidade fazer uma gestão sábia do uso da minha mente, das minhas vontades e emoções. Uma ação, 3 em 1, que faz parte de uma rígida disciplina de mim mesmo. "Santificar em tudo" exige filtrar o que entra na minha mente; filtrar os desejos do coração; e, disciplinar as emoções. Salomão foi privilegiado por receber o dom de sabedoria e conhecimento; entretanto, não soube lidar com a fama, extrapolou os seus limites, não terminou bem o seu reinado. ( 3 ) Disciplinar meu espírito -  o espírito é a parte do meu ser  que se conecta com o vida de Deus. É o, 3 em 1, mais importante da vida. O meu estilo de vida de santidade  depende dessa conexão espiritual. 

.    3 em 1   -   Eu, Minha Família
A minha família passa ser o  segundo principal ministério do meu discipulado. A família também possui  uma formação, em 3 em 1: tem corpo, tem alma, tem espírito. Possui um  corpo no sentido de abrigar pessoas com suas individualidades, suas necessidades e precisam de cuidados.   “ Mas se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé é pior do que o infiel" I Tm. 5:8).   Possui alma, respira vida, vontades, emoções, o tempo todo. No ambiente familiar onde são protegidos o potencial intelectual de seus membros; onde os sonhos são alimentados; as  realizações dos desejos legitimados. Quando as necessidades da alma não são supridas adequadamente, no ambiente familiar, surgirão outras fontes descomprometidas corrompendo os valores familiares cristãos. Possui espírito, a família é uma instituição divina. O propósito da família é adorar  o Criador. O meu estilo de vida de santidade propiciará um legado que será reproduzido nos membros da minha família, por gerações. 

.   3 em  1  -   Eu, Minha Igreja.
A minha igreja passa a ser o terceiro principal ministério do meu  discipulado. A Igreja também possui, Corpo, Alma e Espírito. Um Corpoformado com pessoas que possuem corpos físicos. É o Corpo de Cristo que não pode ser prostituído com práticas religiosas idólatras de qualquer natureza. Os seus membros precisam ter a marca da santificação para lutar as batalhas espirituais (Ef. 6-10-24). Um corpo que sofre com o sofrimento dos seus santos: "Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele. Ora, vocês são corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membros desse corpo". A Igreja possui alma - A alma da Igreja é o Senhor Jesus Cristo: "Permanecei em mim, e Eu permanecerei em vós. Nenhum ramo pode produzir fruto por si mesmo, se não estiver ligado à videira. Vós igualmente não podeis dar fruto por vós mesmos, se não permanecerdes unidos a mim..."João 15:4,5). A Igreja é  uma Instituição Espíritual - O Espírito da Igreja é o  Espírito Santo. O poder da Igreja  não está nas suas instalações físicas, nas suas sofisticadas tecnologias e nos seus quadros de mestres, de apóstolos; mas no  poder do Espírito Santo. Eu sou a igreja. O percurso da minha caminhada cristã passa pelas experiências, 3 em 1, na minha própria vida, na minha  família e na minha igreja. A igreja é representação divina que se materializa na minha vida, através do meu corpo, da minha alma e do meu espírito. 

REFLETINDO:
Discipulado, 3 em 1, não é uma forma simples de entender a complexidade da vida com propósito. Fatiar, a própria vida, tornando-a segmentos fracionados para atender propósitos da vontade humana, foge do verdadeiro estilo de vida de santidade integral.  Amado irmão, amada irmã, .... reflita essas considerações com seu espirito bem aberto. Busque entender o valor da sua vida, e com qual proposito ela foi criada. Valorize a sua salvação. Invista tudo que puder,no seu  corpo, na sua  alma e e  no seu espírito.  Desenvolva um estilo de vida que valorize os valores eternos.


Por amor a Cristo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário