sábado, 22 de junho de 2013

O PRESENTE É UMA SEMENTE E O FUTURO É O FRUTO DESSA SEMENTE


  




“... Lembra-se perpetuamente da sua aliança, da palavra que empenhou para mil gerações ” 
( Sl. 105:8 )

 
Todo jovem sonha com um futuro brilhante e uma linda e abençoada família.  Esse também é o sonho de Deus.  Deus empenhou na Sua palavra que daria uma vida próspera e uma família que desfrutaria do melhor da terra.  Ao criar o primeiro casal, Deus disse: ”Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra e sujeitai-a.” ( Gn. 1: 28 ).

Perguntas que só a Bíblia responde: Por que muitos casamentos não desfrutam dessas promessas divina? Por que tantos divórcios? Por que tantas complicações na área financeira?  Por que o meu  casamento não vem dando tão  certo?

Vamos abordar alguns aspectos importantes que podem ajudar você a responder  estas perguntas:

1º-   ENXERGAR A VIDA SOB A PERSPECTIVA DE DEUS

“...   Eu é que  sei pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”  ...”

Há três maneiras de enxergar a vida:
 1) com a própria visão; 2) com a visão do mundo; 3) com a visão de  Deus.  A personagem bíblica, José,  é um ótimo exemplo: poderia ter tomado outro rumo a sua vida se não houvesse focado o seu olhar em Deus. Teve um final feliz porque enxergou  todas as adversidades sob a perspectiva de Deus. Davi, outro exemplo: poderia ter abandonado o campo de batalha quando estava sendo perseguido por Saul.

Muitas pessoas nunca perguntaram a Deus: Quem sou eu? Qual é a minha verdadeira identidade? Vivem uma falsa identidade, não acreditam em si mesmas e suas vidas são conduzidas pelo que as pessoas dizem que são.  Enxergar a vida sob a perspectiva de Deus,  é a maneira mais segura  de semear os sonhos de Deus.

-  PLENEJAR O  FUTURO ANTES QUE O FUTURO  CHEGUE

“... Cuida dos teus negócios lá fora, apronta a lavoura no campo e, depois, edifica a tua casa”  ( Pv. 24:27)
O futuro é tão real quanto o presente.  Para alguns o futuro é como  chegar a uma terra que mana leite e mel.  Para outros o futuro é chegar a uma terra árida, sem fruto, frustrações e pesadelo.  O que você espera colher do seu futuro?  

Planejar é pensar no que semear agora antes que o futuro chegue.  Quais as prioridades mais importantes da vida que merecem mais cuidados na semeadura?  Três áreas importantes: 1) Deus; 2) família; 3) trabalho. 

Temos invertido essas prioridades, dando mais tempo ao trabalho, pouco a família e Deus as sobras do nosso tempo. O Salmo 127, responde essa questão com muita clareza.

Para os jovens que vão contrair matrimônio, que sonham numa família abençoada e próspera, o planejamento deve começar na fase do noivado.  O noivado é o tempo Idea para os noivos pensarem em temas importantes que nortearão por toda a vida. Alguns exemplo:  a missão da família, definições de filhos, metas e desafios, investimentos, e, definir papéis no lar, etc.  Estas questão são relevantes e necessárias,  que  colocadas  em práticas,  refletirão em que tipo de gerações  queremos colher no futuro.

3º-  VIVER  A   MODERNIDADE SEM PERDER OS VALORES DOS ANTEPASSADOS

“...  Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de  Deus permanece eternamente”

Ser moderno não é deixar para trás os valores de nossos antepassados. Os princípios são   os avaliza dores  da inovação  e de  fazer as coisas diferentes. Nada de errado com a modernidade desde que os princípios sejam preservados.

Princípios que devem nortear a vida do casal comprometido com  Deus:

1-      O casamento  está estabelecido na obediência e na promessa de Deus.

2-      Permitem que Deus trabalhe no caráter à semelhança de Cristo.

3-      As necessidades serão resolvidas diante de Deus.

4-      Acreditam firmemente na visão de Deus e por ela são guiados.

5-       Creem que a força para lutar vem de Deus e não deles mesmos.

6-      Influenciarão  os filhos de forma positiva.

7-      Dedicarão ao Senhor todo que são e possuem.

  ESTABELECER UM  ESTILO  DE VIDA SOB A PERSPECTIVA DA   ETERNIDADE

“... Que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir, que acumulem para si mesmo tesouros sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida” ( 1 Tm 6:18) 

De um modo geral as pessoas vivem sob a influência de sua cultura e da sedução da mídia.  As propagandas  tem um poder de persuasão, convencendo os consumidores a se satisfazerem, no hoje, sem, entretanto pensaram no amanhã, muito menos na eternidade.

O cristão tem a oportunidade de influenciar a eternidade pela forma como lida com o dinheiro. Tem não somente  o privilégio de juntar tesouro no céu, bem como investir o seu dinheiro para influenciar pessoas a estabelecerem uma vida com o Senhor Jesus.

As famílias tem sido bombardeada com o mundanismo que corrompe os valores e distancia as pessoas de Deus.  Viver um estilo de vida sob a perspectiva de eternidade é semear para um futuro de conquista de uma terra prometida, de leite e mel.

Refletindo:

 O que esta reflexão trouxe de respostas para as suas indagações?  Quando o futuro chegar a sua porta o que você pensa que colherá?

A semeadura é sempre um novo começo. Comece a semear enxergando a vida sob perspectiva de Deus. Planeje os anos futuros com sabedoria. Adapte-se a modernidade sem comprometer os valores de Deus.  Estabeleça um estilo de vida sob a perspectiva da eternidade. Amem!
 
Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário